4
respostas

Não consigo acessar pelo 'site.lab'

Olá, segui os passos mas quanto tento acessar pelo 'http://site.lab' acaba dando 504 Gateway Time-out. Talvez seja porque anteriormente eu coloquei, sem querer, um drop a mais (eu apertei enter antes de colocar o destino, aí acho que tá dando DROP em geral) conforme a imagem. Se for isso, como faço para remover esse DROP? !Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

(Válido ressaltar que pelo IP consigo acessar o Nginx normalmente)

4 respostas

Olá, Season.

Tudo bem?

Essa regra de DROP que você adicionou, pode estar bloqueando todas as conexões, o que pode ser a causa do erro 504 Gateway Time-out ao tentar acessar http://site.lab. O que você pode fazer é tentar remover essa regra de DROP para ver se resolve o problema.

Para tentar remover a regra de DROP, siga os seguintes passos:

  1. Listar as regras do iptables: Primeiro, vamos listar as regras atuais para vermos a numeração das regras.

    iptables -L --line-numbers
    

    Isso vai mostrar uma lista numerada das regras, facilitando a identificação da regra que queremos remover.

  2. Identificar a regra de DROP: Na saída do comando acima, você verá algo como:

    Chain OUTPUT (policy ACCEPT)
    num  target     prot opt source               destination
    1    ACCEPT     all  --  anywhere             anywhere
    2    ACCEPT     all  --  anywhere             anywhere            state RELATED,ESTABLISHED
    3    DROP       all  --  anywhere             anywhere
    

    Vamos focar na regra de DROP. No seu caso, parece que a regra de DROP está na linha 3.

  3. Remover a regra de DROP: Agora, vamos remover a regra de DROP. Supondo que a regra de DROP está na linha 3, o comando seria:

    iptables -D OUTPUT 3
    
  4. Salvar as regras do iptables: Após remover a regra, é importante salvar as regras para que elas persistam após um reboot.

    iptables-save > /etc/iptables/rules.v4
    

Depois de seguir esses passos, tente acessar http://site.lab novamente para verificar se o problema foi resolvido.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Arquivo corrigido, mas ainda estou tendo o mesmo problema. Porém tem um comportamento diferente do que foi apresentado na videoaula, que é quando eu dou um 'nginx -s reload'. Será que é isso?Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Parece que o problema agora pode está relacionado à configuração do Nginx. O erro específico "no such file or directory" indica que o arquivo de configuração mencionado não está presente no caminho especificado.

Aqui estão algumas etapas para resolver o problema:

  1. Verifique o arquivo de configuração do Nginx: Certifique-se de que o arquivo de configuração do site (site.lab_conf) esteja presente no diretório /etc/nginx/sites-enabled/.

  2. Crie um link simbólico: Caso o arquivo de configuração do site esteja em /etc/nginx/sites-available/, você pode criar um link simbólico no diretório /etc/nginx/sites-enabled/:

    ln -s /etc/nginx/sites-available/site.lab_conf /etc/nginx/sites-enabled/
    
  3. Teste a configuração do Nginx: Antes de recarregar o Nginx, é uma boa prática testar a configuração para garantir que não haja erros:

    nginx -t
    
  4. Recarregue o Nginx: Se a configuração estiver correta, recarregue o Nginx:

    nginx -s reload
    

Se isso não funcionar, compartilhar aqui o conteúdo do arquivo de configuração do site (site.lab_conf) para uma análise mais detalhada. Valeu.

Dando um 'ls' diz que tem arquivo, dando um 'cat' diz que não existeInsira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade