Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Não consigo acessar o tópico do broker...

Boa tarde.

Estou tentando seguir as instruções no vídeo para publicar os dados, conforme ensinado no vídeo. Porém esse endereço do broker e esse aplicativo não existem mais... Tentei usar outro endereço e outros aplicativos e não consegui fazer funcionar... Poderiam me ajudar? Tento rodar esse código .py, conforme ensinado, mas não aparece nada nos aplicativos que estão consumindo a publicação... eu até consigo connectar no broker(em um novo endereço que consta no site: mqtt.eclipse.org), mas quando solicito o topico nada aparece... Obrigado...

4 respostas
solução!

Oi Felipe, como você está? Espero que esteja bem =)

Realmente o broker e o aplicativo não estão mais disponíveis, pedirei para que a equipe efetue a correção. Mas não se preocupe, vou fazer passo a passo com você desde o começo, tudo bem?

• O primeiro passo é instalar o cliente mqtt. Digite no terminal:
pip install paho-mqtt
  • Agora, precisamos criar o script em python que publicará a informação de temperatura:
import paho.mqtt.client as mqtt

mqttc = mqtt.Client()
mqttc.connect("mqtt.eclipse.org", 1883)
mqttc.publish("teste/temperatura", "25")
mqttc.loop(2)

Obs: como o broker utilizado na aula está indisponível mudamos para o seguinte endereço: mqtt.eclipse.org

• Abra o aplicativo e clique em Add first broker
  • Aparecerá a seguinte tela:
  • Onde está escrito Nome do Servidor pode colocar qualquer nome que possa servir de identificação daquele servidor. E onde há tcp://192.168.1.50 coloque o endereço do broker, ou seja: mqtt.eclipse.org. Veja como fica:
  • Clique no botão de salvar
  • Deverá aparecer a seguinte tela:
  • Clique no ícone de mais:
  • Na tela que se abrir, clique em Standard:
  • Clique em Text:
  • Aparecerá a seguinte tela:
  • Edite o nome do bloco e onde está escrito Tópico para se inscrever. Em Tópico para se inscrever coloque o nome do tópico que está no código, nesse exemplo: teste/temperatura. Desmarque o botão de habilitar publicação. Ficará da seguinte forma:
  • Clique no botão de salvar e deverá aparecer o seguinte:

Pronto, temos o nosso aplicativo e código devidamente configurados!

Agora, basta voltarmos ao nosso computador e executar o código na linha de comando:

python nome_do_arquivo_que_voce_salvou_o_codigo.py

Ao fazer a execução, deverá aparecer no aplicativo o valor de temperatura que enviamos:

Qualquer coisa estou por aqui, Felipe. A gente vai conversando.

Abraços e bons estudos!

Oi, Nádia, tudo bom e com você?

Fiz tudo certinho e executei o comando (meu arquivo chama publish-teste): python publish-teste.py

O cmd não exibiu nenhum erro e passou para a próxima linha;

Porém, no aplicativo o valor 25 ainda não aparece...

O que será que esta acontecendo?

Obrigado pela ajuda e atenção, Nádia =)

Poxa, Felipe :/ Estranho continuar não apresentado a informação. Vamos fazer alguns testes:

Ao invés de colocar python nome_do_seu_arquivo.py, coloque:

python3 nome_do_seu_arquivo.py

Tente isso e veja se irá aparecer algo no aplicativo.

Caso não dê certo, verifica mais uma vez se o nome do tópico no qual você está fazendo a inscrição confere com o nome do tópico que está no código.

Na página inicial do aplicativo, terá ícone de menu do lado direito, perto do ícone de cadeado, clique nesse ícone de menu e veja o que o Events log está dizendo. Ele diz que conseguiu conectar ao tcp://mqtt.eclipse.org:1883?

Nossa, Nádia, desculpa haha eu tinha digitado errado o tópico mesmo...afff.... kkkkk

Mas obrigado pelo esforço =) Desculpa pelo erro...

Deu certinho agora hahaha

Obs: Quando to programando tbm sempre esqueço o ";"

Brigadão mesmo =)