1
resposta

Não consigo acessar o internal ip via local host em em vmware rodando no windows

Tenho uma máquina virtual rodando o linux centos 9 no windows 11, configurei tudo correto, usei o minikube start --driver=docker, funcionou, subiu todos os pods como feito em aula, na maquina virtual consigo acessar o pods como demonstrado em sala de aula, porém ao usar o comando kubectl get nodes -o wide e o internal ip para acessar no windows com a porta 30000, não consigo acessar. A máquina virtual eu faço acesso normal via ssh.Dentro dela funciona tudo correto, só quando tento no windows acessar conforme demostrado pelo professor, aí não acessa.Tentei o ip da maquina virtual e também não foi, firewal desativado e nada.

1 resposta

Olá, Otalino!

Pelo que você descreveu, você está tentando acessar o serviço Kubernetes rodando em uma máquina virtual CentOS no Windows 11, correto? Acredito que o problema esteja relacionado ao roteamento de rede entre o Windows e a máquina virtual.

Uma coisa que você pode tentar é configurar a rede da sua máquina virtual para "Bridge". Isso fará com que sua máquina virtual apareça como um dispositivo separado na sua rede, em vez de estar "escondida" atrás do seu computador Windows. Aqui estão os passos para fazer isso no VMware:

  1. Abra o VMware e selecione a máquina virtual CentOS.
  2. Vá para "VM" > "Settings" > "Network Adapter".
  3. Selecione "Bridged: Connected directly to the physical network".
  4. Reinicie sua máquina virtual.

Depois de fazer isso, tente novamente acessar o serviço Kubernetes usando o IP da máquina virtual e a porta 30000.

Outra coisa que você pode tentar é usar o comando minikube service --url para obter o URL do serviço. Por exemplo, se o nome do seu serviço for meu-servico, você pode executar minikube service meu-servico --url para obter o URL que você pode usar para acessar o serviço do Windows.

Espero que uma dessas sugestões resolva o seu problema.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software