ERROR 2002 (HY000): Can't connect to local MySQL server through socket '/var/run/mysqld/mysqld.sock' (2 "No such file or directory")
ERROR 2002 (HY000): Can't connect to local MySQL server through socket '/var/run/mysqld/mysqld.sock' (2 "No such file or directory")
Oi Itamar, tudo bem? Você tem o MySQL instalado na sua máquina? ele está rodando?
Supondo que o MySQL esteja instalado e rodando, e as credenciais de conexão estejam corretas (banco, senha, porta) o problema pode estar em alguma configuração do MySQL.
Uma forma de contornar o problema seria o seguinte, eu suponho que você esteja tentando se conectar com o servidor "localhost". Se eu estiver correto, tente trocar "localhost" pelo IP local, que é "127.0.0.1". Desta forma, a conexão não será por socket, mas por TCP.
Itamar, dá um feedback aqui pra gente por favor?
Desculpa a demora, está pondo em ação as dicas, mas infelizmente até aqui não deu certo, mas a mensagem de erro mudou. A respeito do banco de dados que está instalado é o mariaDB. E amensagem no terminal gnu/linux é: { [Error: ER_NOT_SUPPORTED_AUTH_MODE: Client does not support authentication protocol requested by server; consider upgrading MariaDB client] code: 'ER_NOT_SUPPORTED_AUTH_MODE', errno: 1251, sqlMessage: 'Client does not support authentication protocol requested by server; consider upgrading MariaDB client', sqlState: '08004', fatal: true }
Oi Itamar, no github do pacote do mysql, há um problema ligado a isso: https://github.com/mysqljs/mysql/issues/1507
A solução foi logar no mysql via terminal mesmo e usar os seguintes comandos:
use mysql;
update user set authentication_string=password(''), plugin='mysql_native_password' where user='root';
flush privileges;
testa pra mim?
Obrigado amigo, solucionou o meu problema.
Opa Itamar, que bom! Bons estudos!