3
respostas

Não consigo acessar minha instancia via SSh

eu tento acessar via SSH e fica parado em FIPS mode initialized, e fica assim até o tempo esgotar, isso está me atrapalhando para prosseguir no curso

3 respostas

Oi Francisco!

Entendo a frustração de não conseguir acessar sua instância via SSH, especialmente quando está no meio de um curso. Vamos tentar resolver isso.

O erro "FIPS mode initialized" geralmente indica que o modo FIPS (Federal Information Processing Standard) está ativado, o que pode estar causando problemas na conexão SSH. Aqui estão algumas etapas que você pode seguir para tentar resolver o problema:

1. Verifique a Chave SSH:

• Certifique-se de que você está usando a chave SSH correta para acessar a instância. A chave pública deve estar adicionada à instância na OCI e você deve estar usando a chave privada correspondente em seu cliente SSH.
  2. Permissões da Chave SSH:

• Verifique se as permissões da chave privada estão corretas. No terminal, você pode usar o comando:
      chmod 600 /caminho/para/sua_chave_privada.pem

3. Configuração do Cliente SSH:

• Às vezes, a configuração do cliente SSH pode causar problemas. Tente adicionar ou modificar a configuração no arquivo ~/.ssh/config:
      Host sua-instancia
          HostName IP_da_instancia
          User opc
          IdentityFile /caminho/para/sua_chave_privada.pem
          Ciphers aes128-ctr,aes192-ctr,aes256-ctr

4. Modo de Depuração do SSH:

• Tente conectar-se usando o modo de depuração para obter mais informações sobre o que pode estar dando errado:
      ssh -vvv -i /caminho/para/sua_chave_privada.pem opc@IP_da_instancia

5. Segurança da Rede:

• Verifique se as regras de segurança da rede na OCI estão configuradas para permitir conexões SSH (porta 22). Certifique-se de que seu endereço IP ou a faixa de IPs está autorizada a acessar a instância.
  6. Reiniciar a Instância:

• Se possível, tente reiniciar a instância na OCI. Às vezes, isso pode resolver problemas temporários de conectividade.

Espero que essas sugestões ajudem você a resolver o problema e continuar com seus estudos no curso. Bons estudos!

Galdino_ad@cloudshell:.ssh (sa-saopaulo-1)$ ssh -vvv -i cloudshellkey.pub opc@164.152.43.143 OpenSSH_7.4p1, OpenSSL 1.0.2k-fips 26 Jan 2017 debug1: Reading configuration data /etc/ssh/ssh_config debug1: /etc/ssh/ssh_config line 58: Applying options for * FIPS mode initialized debug2: resolving "164.152.43.143" port 22 debug2: ssh_connect_direct: needpriv 0 debug1: Connecting to 164.152.43.143 [164.152.43.143] port 22. debug1: connect to address 164.152.43.143 port 22: Connection timed out ssh: connect to host 164.152.43.143 port 22: Connection timed out

olha, estou tendo o mesmo erro, consegui acesso da minha maquina em casa, mas no shell da oracle