11
respostas

Não consigo abrir o projeto pelo LocalHost

Olá. Instalei o Node, executei o npm start na pasta Servidor, mas quando abro o navegador (Chrome) e aplico o link, aparece a mensagem "a conexão com localhost foi recusada". O que pode estar acontecendo?

11 respostas

Fala ai Jader, tudo bem? Você chegou a fazer o npm i no projeto para baixar e instalar as dependências? Se sim, poste a saída do comando npm start por favor.

Pode ser que esteja dando algum erro e sendo assim o servidor não está conseguindo subir.

No caso o endereço que está tentando acessar no navegador seria: http://localhost:3000/principal.html.

Espero ter ajudado.

Oi, Matheus. Obrigado por responder. Acontece o seguinte: quando eu mando extrair o conteúdo da pasta zipada, aparece uma mensagem : "erro - 0X80010135: caminho muito longo - os nomes dos arquivos seriam muito longos para a pasta de destino". Tentei um caminho mais curto, salvar o zip direto no desktop, sem resultado. Estou tentando aplicar os comandos DENTRO da pasta zipada, sem extrair, mas o comportamento do Node não é o esperado.

Estranho Jader, nunca vi isso erro acontecer.

Você baixou o zip desse endereço? https://s3.amazonaws.com/caelum-online-public/jquery-alura-typer/stages/alura-typer-inicial.zip

Eu fiz o teste aqui e funcionou.

Como você está fazendo para tentar extrair o conteúdo? Está usando qual sistema operacional?

Fico no aguardo.

Oi, Matheus, bom dia. Baixei o projeto pelo arquivo que você mandou. Meu sistema é Windows, e na barra de menu, ao clicar com o botão direito do mouse, aparece apenas "Extrair tudo". Não tenho nenhum programa específico para extrair conteúdo de pasta zipada. Então o sistema solicita uma pasta de destino. É quando o sistema está extraindo os arquivos que aparece o erro, sempre com arquivos JS. Desde o curso anterior esse problema vem acontecendo. Nos outros cursos da outra formação que fiz (incluindo aulas de JS e CSS), não houve esse problema. De qualquer forma, vou continuar vendo os vídeos e fazendo os exercícios. Só não vou ter o projeto, mas tudo bem. Pelo menos o conhecimento estou adquirindo.

Fala Jader, tenta instalar o Winrar:

https://www.winrarbrasil.com.br/winrar/download.mv

Geralmente eu uso ele para realizar extrações de zip (e outros formatos) no Windows.

Depois que instalar ele, o ícone dos arquivos .zip deve mudar para o formato do Winrar, dai clica com o botão direito em cima do arquivo e selecione: "Extrair aqui".

Espero ter ajudado.

Oi, boa tarde! Instalei o Node completo (com um tal de Chocolatey, depois eu pesquiso sobre isso), acho que consegui iniciar o servidor, e a resposta do navegador mudou: agora é "Cannot GET /principal.html". Iniciando o servidor pelo Node, o comportamento continua inesperado. Os itens de funcionamento do servidor não aparecem como na aula do Douglas: as mensagens são "Entity not found: C:\WINDOWS\system32\app\api" e "Entity not found: C:\WINDOWS\system32\app\routes", apesar de exibir a mensagem "servidor iniciado". Acredito estar quase entendendo o porquê de eu não conseguir abrir o LocalHost.

Fala Jader, no caso você conseguiu extrair o zip? Aquele erro que estava tendo foi resolvido?

Fico no aguardo.

Oi, Matheus! Sim, instalei o WinZip que você me mandou e consegui extrair tudo sem problemas. Também baixei novamente o Node completo, pois poderia também ser alguma coisa relacionada a isso. Mas o LocalHost ainda não abre do mesmo jeito que o do professor, o arquivo SERVER aberto pelo Node não encontrou todos os caminhos (routes). Acho que o problema está aí.

Certo, verifique se o projeto já vem com a pasta node_modules e o arquivo package-lock.json.

Se sim, apague os dois e depois rode o npm i novamente para instalar todas as dependências.

A versão do Node é a mesma utilizada no curso? As vezes pode dar erro se utilizar uma versão mais recente.

Depois que você rodar o npm i tente subir o servidor com o npm start.

Quando rodar o npm start copie toda a saída no terminal e cola aqui para a gente dar uma olhada.

Esse parece ser um problema bem específico, vamos precisar ir por tentativa e erro até a gente encontrar o mesmo.

Espero ter ajudado.

Oi, Matheus, boa tarde!

Instalei novamente o Node 12. Abrindo o prompt de comando e aplicando o npm i e o npm start, recebi as mensagens abaixo. O localhost continua sem responder.

Your environment has been set up for using Node.js 12.16.1 (x64) and npm.

C:\Users\JADER V CORRÊA>npm i npm WARN saveError ENOENT: no such file or directory, open 'C:\Users\JADER V CORRÊA\package.json' npm WARN enoent ENOENT: no such file or directory, open 'C:\Users\JADER V CORRÊA\package.json' npm WARN JADER V CORRÊA No description npm WARN JADER V CORRÊA No repository field. npm WARN JADER V CORRÊA No README data npm WARN JADER V CORRÊA No license field.

up to date in 0.924s found 0 vulnerabilities

C:\Users\JADER V CORRÊA>npm start npm ERR! code ENOENT npm ERR! syscall open npm ERR! path C:\Users\JADER V CORRÊA\package.json npm ERR! errno -4058 npm ERR! enoent ENOENT: no such file or directory, open 'C:\Users\JADER V CORRÊA\package.json' npm ERR! enoent This is related to npm not being able to find a file. npm ERR! enoent

npm ERR! A complete log of this run can be found in: npm ERR! C:\Users\JADER V CORRÊA\AppData\Roaming\npm-cache_logs\2020-04-02T19_38_31_904Z-debug.log

C:\Users\JADER V CORRÊA>

npm ERR! A complete log of this run can be found in:

npm ERR! C:\Users\JADER V CORRÊA\AppData\Roaming\npm-cache_logs\2020-04-02T19_23_43_915Z-debug.log

C:\Users\JADER V CORRÊA>

Fala Jader, olhando os log's, podemos ver que deu erro na instalação das dependências:

npm i npm WARN saveError ENOENT: no such file or directory,

Esse errro provavelmente aconteceu porque o local que o comando npm i foi executado não é um projeto npm, ou seja, não tem o arquivo package.json.

O start também deu erro:

npm start npm ERR! code ENOENT npm ERR! syscall open npm ERR!

Provavelmente pelo menos motivo, não existe o arquivo package.json sendo assim, ele não sabe executar o comando npm start.

Olhando a pasta que você estava:

C:\Users\JADER V CORRÊA

Acho que é a raiz do seu usuário, talvez faltou navegar até a pasta do projeto que foi extraída.

Espero ter ajudado.