Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

11
respostas

Não consigo abrir o projeto pelo LocalHost

Olá. Instalei o Node, executei o npm start na pasta Servidor, mas quando abro o navegador (Chrome) e aplico o link, aparece a mensagem "a conexão com localhost foi recusada". O que pode estar acontecendo?

11 respostas

Fala ai Jader, tudo bem? Você chegou a fazer o npm i no projeto para baixar e instalar as dependências? Se sim, poste a saída do comando npm start por favor.

Pode ser que esteja dando algum erro e sendo assim o servidor não está conseguindo subir.

No caso o endereço que está tentando acessar no navegador seria: http://localhost:3000/principal.html.

Espero ter ajudado.

Oi, Matheus. Obrigado por responder. Acontece o seguinte: quando eu mando extrair o conteúdo da pasta zipada, aparece uma mensagem : "erro - 0X80010135: caminho muito longo - os nomes dos arquivos seriam muito longos para a pasta de destino". Tentei um caminho mais curto, salvar o zip direto no desktop, sem resultado. Estou tentando aplicar os comandos DENTRO da pasta zipada, sem extrair, mas o comportamento do Node não é o esperado.

Estranho Jader, nunca vi isso erro acontecer.

Você baixou o zip desse endereço? https://s3.amazonaws.com/caelum-online-public/jquery-alura-typer/stages/alura-typer-inicial.zip

Eu fiz o teste aqui e funcionou.

Como você está fazendo para tentar extrair o conteúdo? Está usando qual sistema operacional?

Fico no aguardo.

Oi, Matheus, bom dia. Baixei o projeto pelo arquivo que você mandou. Meu sistema é Windows, e na barra de menu, ao clicar com o botão direito do mouse, aparece apenas "Extrair tudo". Não tenho nenhum programa específico para extrair conteúdo de pasta zipada. Então o sistema solicita uma pasta de destino. É quando o sistema está extraindo os arquivos que aparece o erro, sempre com arquivos JS. Desde o curso anterior esse problema vem acontecendo. Nos outros cursos da outra formação que fiz (incluindo aulas de JS e CSS), não houve esse problema. De qualquer forma, vou continuar vendo os vídeos e fazendo os exercícios. Só não vou ter o projeto, mas tudo bem. Pelo menos o conhecimento estou adquirindo.

Fala Jader, tenta instalar o Winrar:

https://www.winrarbrasil.com.br/winrar/download.mv

Geralmente eu uso ele para realizar extrações de zip (e outros formatos) no Windows.

Depois que instalar ele, o ícone dos arquivos .zip deve mudar para o formato do Winrar, dai clica com o botão direito em cima do arquivo e selecione: "Extrair aqui".

Espero ter ajudado.

Oi, boa tarde! Instalei o Node completo (com um tal de Chocolatey, depois eu pesquiso sobre isso), acho que consegui iniciar o servidor, e a resposta do navegador mudou: agora é "Cannot GET /principal.html". Iniciando o servidor pelo Node, o comportamento continua inesperado. Os itens de funcionamento do servidor não aparecem como na aula do Douglas: as mensagens são "Entity not found: C:\WINDOWS\system32\app\api" e "Entity not found: C:\WINDOWS\system32\app\routes", apesar de exibir a mensagem "servidor iniciado". Acredito estar quase entendendo o porquê de eu não conseguir abrir o LocalHost.

Fala Jader, no caso você conseguiu extrair o zip? Aquele erro que estava tendo foi resolvido?

Fico no aguardo.

Oi, Matheus! Sim, instalei o WinZip que você me mandou e consegui extrair tudo sem problemas. Também baixei novamente o Node completo, pois poderia também ser alguma coisa relacionada a isso. Mas o LocalHost ainda não abre do mesmo jeito que o do professor, o arquivo SERVER aberto pelo Node não encontrou todos os caminhos (routes). Acho que o problema está aí.

Certo, verifique se o projeto já vem com a pasta node_modules e o arquivo package-lock.json.

Se sim, apague os dois e depois rode o npm i novamente para instalar todas as dependências.

A versão do Node é a mesma utilizada no curso? As vezes pode dar erro se utilizar uma versão mais recente.

Depois que você rodar o npm i tente subir o servidor com o npm start.

Quando rodar o npm start copie toda a saída no terminal e cola aqui para a gente dar uma olhada.

Esse parece ser um problema bem específico, vamos precisar ir por tentativa e erro até a gente encontrar o mesmo.

Espero ter ajudado.

Oi, Matheus, boa tarde!

Instalei novamente o Node 12. Abrindo o prompt de comando e aplicando o npm i e o npm start, recebi as mensagens abaixo. O localhost continua sem responder.

Your environment has been set up for using Node.js 12.16.1 (x64) and npm.

C:\Users\JADER V CORRÊA>npm i npm WARN saveError ENOENT: no such file or directory, open 'C:\Users\JADER V CORRÊA\package.json' npm WARN enoent ENOENT: no such file or directory, open 'C:\Users\JADER V CORRÊA\package.json' npm WARN JADER V CORRÊA No description npm WARN JADER V CORRÊA No repository field. npm WARN JADER V CORRÊA No README data npm WARN JADER V CORRÊA No license field.

up to date in 0.924s found 0 vulnerabilities

C:\Users\JADER V CORRÊA>npm start npm ERR! code ENOENT npm ERR! syscall open npm ERR! path C:\Users\JADER V CORRÊA\package.json npm ERR! errno -4058 npm ERR! enoent ENOENT: no such file or directory, open 'C:\Users\JADER V CORRÊA\package.json' npm ERR! enoent This is related to npm not being able to find a file. npm ERR! enoent

npm ERR! A complete log of this run can be found in: npm ERR! C:\Users\JADER V CORRÊA\AppData\Roaming\npm-cache_logs\2020-04-02T19_38_31_904Z-debug.log

C:\Users\JADER V CORRÊA>

npm ERR! A complete log of this run can be found in:

npm ERR! C:\Users\JADER V CORRÊA\AppData\Roaming\npm-cache_logs\2020-04-02T19_23_43_915Z-debug.log

C:\Users\JADER V CORRÊA>

Fala Jader, olhando os log's, podemos ver que deu erro na instalação das dependências:

npm i npm WARN saveError ENOENT: no such file or directory,

Esse errro provavelmente aconteceu porque o local que o comando npm i foi executado não é um projeto npm, ou seja, não tem o arquivo package.json.

O start também deu erro:

npm start npm ERR! code ENOENT npm ERR! syscall open npm ERR!

Provavelmente pelo menos motivo, não existe o arquivo package.json sendo assim, ele não sabe executar o comando npm start.

Olhando a pasta que você estava:

C:\Users\JADER V CORRÊA

Acho que é a raiz do seu usuário, talvez faltou navegar até a pasta do projeto que foi extraída.

Espero ter ajudado.