Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Não consigo abrir arquivo com o ruby

Eu instalei o sublime como meu editor de texto e criei o arquivo maior_ou_menor.rb mas não consigo executar o programa com o ruby interpreter. Já tentei instalar e reinstalar a versão Ruby+Devkit 2.6.X (x64) mais de uma vez. Não sei como resolver o problema. Alguém pode me ajudar? Obrigada

5 respostas

Olá Paula,

O ruby foi instalado corretamente ou aconteceu algo durante a instalação? Você pode testar se o ruby está instalado corretamente executando o comando: ruby -v

Se aparecer algo como ruby 2.6 é porque foi instalado sem problemas.

Com a instalação completa, para executar o arquivo com o ruby você vai primeiro abrir o cmd, então dentro do cmd você tem que navegar até a pasta onde está o arquivo maior_ou_menor.rb com o comando cd, exemplo: Se o arquivo está na pasta C:\Users\Lucas\codigo\ então você executa: cd "C:\Users\Lucas\codigo\"

Agora que você está na pasta correta pode executar o arquivo com o comando: ruby maior_ou_menor.rb


Se continuar com problemas compartilha por favor mais algumas informações da situação. Quais passos você tentou fazer? Apareceu alguma mensagem de erro?

Espero ter ajudado, qualquer dúvida é só falar!

Olá Lucas,

Eu já tentei instalar a versão mais de uma vez e apesar de a instalação ser concluída continua aparecendo a mesma mensagem " 'ruby-v' is not recognized as an internal or external command, operable program or batch file. ". Não sei como resolver esse problema de instalação.

Parece que ficou faltando um espaço no comando, tenta novamente o ruby -v com um espaço depois de ruby.

solução!

Olá Lucas, Eu reinstalei e descobri que meu antivirus estava bloqueando a instalação. Agora foi tudo correto. Muito obrigada! =)

Ah, bom saber que deu certo! Vou marcar a sua resposta como solução para encerrar o tópico, qualquer dúvida é só iniciar um novo.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software