Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

10
respostas

Não conseguindo executar o arquivo no terminal

Estou com dificuldade em passar o arquivo para SCSS, pois não estou conseguindo chamar o arquivo no terminal, onde aparece a seguinte mensagem:

Windows PowerShell
Copyright (C) Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.

Experimente a nova plataforma cruzada PowerShell https://aka.ms/pscore6

PS C:\Users\Lucas> ProjetoSCSS$ls
ProjetoSCSS$ls : O termo 'ProjetoSCSS$ls' não é reconhecido como nome de cmdlet, função, arquivo de script ou programa
operável. Verifique a grafia do nome ou, se um caminho tiver sido incluído, veja se o caminho está correto e tente
novamente.
No linha:1 caractere:1
+ ProjetoSCSS$ls
+ ~~~~~~~~~~~~~~
    + CategoryInfo          : ObjectNotFound: (ProjetoSCSS$ls:String) [], CommandNotFoundException
    + FullyQualifiedErrorId : CommandNotFoundException

PS C:\Users\Lucas>

Quem puder ajudar agradeço.

10 respostas

Fala ai Lucas, tudo bem? Parece que você está executando um comando ProjetoSCSS$ls quando na verdade deveria utilizar os comandos via binários do SASS através do sass.

Exemplo: sass arquivo.scss:arquivo.css

Espero ter ajudado.

Tentei novamente, mas não houve resultado, como segue abaixo.

PS C:\Users\Lucas> sass estilos.scss:estilos.css
sass : O termo 'sass' não é reconhecido como nome de cmdlet, função, arquivo de script ou programa operável. Verifique a grafia do nome ou, se um caminho
tiver sido incluído, veja se o caminho está correto e tente novamente.
No linha:1 caractere:1
+ sass estilos.scss:estilos.css
+ ~~~~
    + CategoryInfo          : ObjectNotFound: (sass:String) [], CommandNotFoundException
    + FullyQualifiedErrorId : CommandNotFoundException

Fala Lucas, como você fez a instalação do SASS? Parece que os binários dele não foram adicionados no PATH da máquina, dessa forma, ele não está reconhecendo o comando sass.

Tente instalar via npm:

npm i -g sass

Espero ter ajudado.

Tentei de novo instalando via npm e está aparecendo a seguinte situação:

Windows PowerShell
Copyright (C) Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.

Experimente a nova plataforma cruzada PowerShell https://aka.ms/pscore6

PS C:\Users\Lucas> npm i -g sass

changed 16 packages, and audited 17 packages in 17s

1 package is looking for funding
  run `npm fund` for details

found 0 vulnerabilities

PS C:\Users\Lucas> sass arquivo.scss:arquivo.css
Errno::ENOENT: No such file or directory @ rb_sysopen - arquivo.scss
  Use --trace for backtrace.

Fala Lucas, agora pelo erro parece que você rodou o comando SASS no diretório: C:\Users\Lucas e nele não existe o arquivo arquivo.scss.

Talvez faltou entrar na pasta do projeto para rodar o comando.

Espero ter ajudado.

Desculpa a demora, mas é porque estava fazendo outros cursos da plataforma e retomei esse recentemente. Então, essa parte eu consegui responder digitando no terminal cd + a tecla TAB para acessar a pasta desejada, mas agora estou com outro problema. Estou agora usando a parte de compass e estou tendo o seguinte problema: Quando coloco o código

@import "compass/css3";,

está dando para mim a seguinte mensagem

/*
Errno::ENOENT: No such file or directory @ rb_sysopen - C:/Users/Lucas/Documents/Alura/Cursos Alura/Sass e Compass Descomplicando o CSS/PROJETO/site-apeperia/.sass-cache/75fcaf1b4852ceb732871195e41567cc2a7d8997/C%058/Ruby30-x64/lib/ruby/gems/3.0.0/gems/compass-core-1.0.3/stylesheets/compass/_support.scssc20210411-14488-sdxjr

Esse é o trecho principal. O código completo está no Github. https://github.com/asantoslucas/estilos.css.git Gostaria de saber o que está acontecendo.

Fala Lucas, o link que tu mandou com o repositório só tem um arquivo .css e não o projeto completo, dessa forma não da para tentar simular o problema.

Tente subir o projeto completo no Github.

Fico no aguardo.

Perdão. O arquivo certo está em zip nesse link: https://github.com/asantoslucas/site-apeperia.git

Fala Lucas, testei o projeto por aqui, fui até a pasta raiz do site-apeperia e rodei esse comando:

npx sass scss/estilos.scss:estilos.css

Foi gerado o arquivo estilos.css sem nenhum problema ou erro.

Espero ter ajudado.

Agora está apresentando o seguinte problema:

PS C:\Users\Lucas\Documents\Alura\Cursos Alura\Sass e Compass Descomplicando o CSS\PROJETO\site-apeperia> sass --watch scss/estilos.scss:css/estilos.css
>>> Sass is watching for changes. Press Ctrl-C to stop.
      error scss/_mixins.scss (Line 13: File to import not found or unreadable: compass/css3.)
PS C:\Users\Lucas\Documents\Alura\Cursos Alura\Sass e Compass Descomplicando o CSS\PROJETO\site-apeperia> npx sass scss/estilos.scss:estilos.css
Error: File to import not found or unreadable: compass/css3.
        on line 13 of scss/_mixins.scss
  Use --trace for backtrace.
PS C:\Users\Lucas\Documents\Alura\Cursos Alura\Sass e Compass Descomplicando o CSS\PROJETO\site-apeperia>