10
respostas

Não conseguindo executar o arquivo no terminal

Estou com dificuldade em passar o arquivo para SCSS, pois não estou conseguindo chamar o arquivo no terminal, onde aparece a seguinte mensagem:

Windows PowerShell
Copyright (C) Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.

Experimente a nova plataforma cruzada PowerShell https://aka.ms/pscore6

PS C:\Users\Lucas> ProjetoSCSS$ls
ProjetoSCSS$ls : O termo 'ProjetoSCSS$ls' não é reconhecido como nome de cmdlet, função, arquivo de script ou programa
operável. Verifique a grafia do nome ou, se um caminho tiver sido incluído, veja se o caminho está correto e tente
novamente.
No linha:1 caractere:1
+ ProjetoSCSS$ls
+ ~~~~~~~~~~~~~~
    + CategoryInfo          : ObjectNotFound: (ProjetoSCSS$ls:String) [], CommandNotFoundException
    + FullyQualifiedErrorId : CommandNotFoundException

PS C:\Users\Lucas>

Quem puder ajudar agradeço.

10 respostas

Fala ai Lucas, tudo bem? Parece que você está executando um comando ProjetoSCSS$ls quando na verdade deveria utilizar os comandos via binários do SASS através do sass.

Exemplo: sass arquivo.scss:arquivo.css

Espero ter ajudado.

Tentei novamente, mas não houve resultado, como segue abaixo.

PS C:\Users\Lucas> sass estilos.scss:estilos.css
sass : O termo 'sass' não é reconhecido como nome de cmdlet, função, arquivo de script ou programa operável. Verifique a grafia do nome ou, se um caminho
tiver sido incluído, veja se o caminho está correto e tente novamente.
No linha:1 caractere:1
+ sass estilos.scss:estilos.css
+ ~~~~
    + CategoryInfo          : ObjectNotFound: (sass:String) [], CommandNotFoundException
    + FullyQualifiedErrorId : CommandNotFoundException

PS C:\Users\Lucas>

Fala Lucas, como você fez a instalação do SASS? Parece que os binários dele não foram adicionados no PATH da máquina, dessa forma, ele não está reconhecendo o comando sass.

Tente instalar via npm:

npm i -g sass

Espero ter ajudado.

Tentei de novo instalando via npm e está aparecendo a seguinte situação:

Windows PowerShell
Copyright (C) Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.

Experimente a nova plataforma cruzada PowerShell https://aka.ms/pscore6

PS C:\Users\Lucas> npm i -g sass

changed 16 packages, and audited 17 packages in 17s

1 package is looking for funding
  run `npm fund` for details

found 0 vulnerabilities

PS C:\Users\Lucas> sass arquivo.scss:arquivo.css
Errno::ENOENT: No such file or directory @ rb_sysopen - arquivo.scss
  Use --trace for backtrace.
PS C:\Users\Lucas>

Fala Lucas, agora pelo erro parece que você rodou o comando SASS no diretório: C:\Users\Lucas e nele não existe o arquivo arquivo.scss.

Talvez faltou entrar na pasta do projeto para rodar o comando.

Espero ter ajudado.

Desculpa a demora, mas é porque estava fazendo outros cursos da plataforma e retomei esse recentemente. Então, essa parte eu consegui responder digitando no terminal cd + a tecla TAB para acessar a pasta desejada, mas agora estou com outro problema. Estou agora usando a parte de compass e estou tendo o seguinte problema: Quando coloco o código

@import "compass/css3";,

está dando para mim a seguinte mensagem

/*
Errno::ENOENT: No such file or directory @ rb_sysopen - C:/Users/Lucas/Documents/Alura/Cursos Alura/Sass e Compass Descomplicando o CSS/PROJETO/site-apeperia/.sass-cache/75fcaf1b4852ceb732871195e41567cc2a7d8997/C%058/Ruby30-x64/lib/ruby/gems/3.0.0/gems/compass-core-1.0.3/stylesheets/compass/_support.scssc20210411-14488-sdxjr

Esse é o trecho principal. O código completo está no Github. https://github.com/asantoslucas/estilos.css.git Gostaria de saber o que está acontecendo.

Fala Lucas, o link que tu mandou com o repositório só tem um arquivo .css e não o projeto completo, dessa forma não da para tentar simular o problema.

Tente subir o projeto completo no Github.

Fico no aguardo.

Perdão. O arquivo certo está em zip nesse link: https://github.com/asantoslucas/site-apeperia.git

Fala Lucas, testei o projeto por aqui, fui até a pasta raiz do site-apeperia e rodei esse comando:

npx sass scss/estilos.scss:estilos.css

Foi gerado o arquivo estilos.css sem nenhum problema ou erro.

Espero ter ajudado.

Agora está apresentando o seguinte problema:

PS C:\Users\Lucas\Documents\Alura\Cursos Alura\Sass e Compass Descomplicando o CSS\PROJETO\site-apeperia> sass --watch scss/estilos.scss:css/estilos.css
>>> Sass is watching for changes. Press Ctrl-C to stop.
      error scss/_mixins.scss (Line 13: File to import not found or unreadable: compass/css3.)
PS C:\Users\Lucas\Documents\Alura\Cursos Alura\Sass e Compass Descomplicando o CSS\PROJETO\site-apeperia> npx sass scss/estilos.scss:estilos.css
Error: File to import not found or unreadable: compass/css3.
        on line 13 of scss/_mixins.scss
  Use --trace for backtrace.
PS C:\Users\Lucas\Documents\Alura\Cursos Alura\Sass e Compass Descomplicando o CSS\PROJETO\site-apeperia>

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software