7
respostas

Nao consegui instalar Ubuntu no MacBook pro

Instalei DOCKER no laptop mas nao consigo instaltar Ubuntu.

7 respostas

Olá Luiz, tudo bem?

Qual o processo que você executou e qual erro?

Ola, Eu entro no site e faço o download. No final aparece um "alert" que diz: "ubuntu-20.04.3-desktop. no mountable file systems"

Notei que varias pessoas no Forum estao tendo dificuldades com isso.

Qualquer ajuda sera muito bem vinda.

Obrigado

Certo ... se você quer rodar o Ubuntu em container com Docker, vc abre o terminal do seu Mac e digita:

docker run -ti ubuntu 

Não precisa baixar nada além, o Docker vai buscar a imagem do Ubuntu no Docker Hub (https://hub.docker.com/_/ubuntu) , fazer o download pra sua máquina e te dar um terminal interativo dentro do container.

Importante, esse ubuntu que vai estar rodando no Docker, tem o mínimo necessário pra rodar ... não tem ambiente gráfico ou ferramentas além do básico.

Se você não tem experiência com Docker, eu aconselho a usar outra estratégia: fazer os 2 primeiros cursos de Linux aqui na plataforma por meio de uma máquina virtual ... instala o Virtualbox em https://download.virtualbox.org/virtualbox/6.1.28/VirtualBox-6.1.28-147628-OSX.dmg , depois de instalar vc vai no https://sourceforge.net/projects/osboxes/files/v/vb/55-U-u/21.04/64bit.7z/download e faz download da imagem pronta pra rodar do Ubuntu. Isso vai ser o laboratório pra vc experimentar Linux sem afetar nada na sua máquina MacOS.

O Docker pra quem já tem alguma experiência com Linux é uma excelente ferramenta pra estudos, laboratório e muito valorizado profissionalmente, mas se você está tentando cair direto nesse tópico de container sem antes ter uma base de linha de comando Linux ... pode ser frustrante.

Um abraço e bons estudos.

Ola, tudo bem? Entendido, Eu tentei o virtual box antes do Docker e nao tinha conseguido. No forum do curso disseram que nao funciona com o MacBook entao estava tentando o Docker. Vou ve se consigo. Estou tentando fazer isso justamente para o curso de linux Porque as instrucoes foram para baixar o virtual box ou Docker para rodar o Linux na minha maquina. Se houver uma forma mais facil de usar o linux seria bom. Estou fazendo os cursos indicados para completar o curso de iniciante de programacao, e linux esta na lista de cursos. Meu objetivo é backEnd, Machine learning.

Obrigado pela ajuda.

Olá Luiz! Tudo certo? Espero que sim. 🙂

Para realizar o curso em um Mac OS eu recomendo a utilização de uma máquina virtual mesmo.

Para fazer a instalação de um Linux em uma Máquina Virtual, basta seguir os seguintes passos:

  1. Baixar a Oracle VirtualBox (Máquina Virtual) através do seguinte link: https://download.virtualbox.org/virtualbox/6.1.28/VirtualBox-6.1.28-147628-OSX.dmg. Ou acessar a página https://www.virtualbox.org/wiki/Downloads e selecionar a opção OS X hosts;

  2. Instalar o VirtualBox através do processo de instalação sugerido ao clicar no pacote de instalação;

  3. Baixar Pacote de Extensão da Virtual Box através do link: https://download.virtualbox.org/virtualbox/6.1.28/Oracle_VM_VirtualBox_Extension_Pack-6.1.28.vbox-extpack;

  4. Instalar o Pacote de Extensão seguindo os passos sugeridos após clicar no arquivo baixado;

  5. Assistir ao vídeo sobre a criação de uma máquina virtual do Ubuntu utilizando a VirtualBox: https://youtu.be/lTvs3LW0Va8

Espero ter ajudado! Quaisquer dúvidas, estou à disposição. 😉

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.Bons Estudos!

@Bruno Divino,

Seu vídeo contribui muito para a instalação em meu PC.

Muito obrigado.

@Luiz Gustavo Ferreira ,

aqui deu tudo certo.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software