Boa tarde, Não consegui instalar o brModelo no Linux. Como posso fazer o curso?
Por gentileza professor, disponibilize um passo a passo para instalar o brModelo no Linux.
Já tenho o Java instalado em minha máquina.
Aguardo Obrigada
Boa tarde, Não consegui instalar o brModelo no Linux. Como posso fazer o curso?
Por gentileza professor, disponibilize um passo a passo para instalar o brModelo no Linux.
Já tenho o Java instalado em minha máquina.
Aguardo Obrigada
Oi, Núbia! Tudo certo?
Desde já, peço desculpas pela demora em retornar.
Muito obrigada pela sugestão! Para utilizar o brModelo no Linux, podemos seguir duas diferentes alternativas, observe:
1 - Utilizar o brModelo Web: ele é uma ferramenta disponível na internet e pode ser acessada através do próprio navegador. Caso deseja acessá-la, basta clicar no link abaixo:
Ao acessar a tela inicial do site, você observará um botão chamado "Crie sua conta". Após clicar nele, você será direcionada a uma página de cadastro, a qual apresentará os seguintes campos a serem preenchidos: "Nome", "Email" e "Senha". Por fim, clique em "Criar conta".
Após a criação da sua conta, uma nova tela será apresentada (tela essa que terá todos os diagramas que serão desenvolvidos). Para criar seu primeiro diagrama, clique no botão "Nova Modelagem":
Feito isso, uma nova janela aparecerá. Nela, basta colocar o nome do seu projeto (1) e clicar em "Salvar" (2):
Pronto! A próxima janela já será referente ao processo de modelagem, ou seja, terá os elementos que constituem o diagrama entidade-relacionamento.
Continuação (1/2)
Continuação (2/2)
2 - Instalar o brModelo: uma outra maneira de utilizar a ferramenta é realizando sua instalação, a qual ocorre via terminal.
Núbia, o passo a passo abaixo acontecerá a partir do Ubuntu, uma distribuição Linux. Nesse sentido, é importante se atentar à família do seu sistema operacional, visto que, dependendo de qual você está utilizando, haverá uma diferença nas palavras usadas para execução dos comandos.
Ademais, vale ressaltar que estaremos utilizando o comando sudo
, o qual, após ser executado, solicitará a senha do nosso computador. Sabendo disso, podemos iniciar com o processo:
2.1 - Instalar o VIM: ele é um editor de texto via terminal muito comum entre as pessoas desenvolvedoras. Tendo em vista que precisaremos editar um arquivo em breve, usaremos o VIM para isso. Para usá-lo, abra seu terminal e execute os comandos abaixo:
sudo apt update
sudo apt install vim
2.2 - Baixar o brModelo: o processo de instalação pode ser feito através do link abaixo:
Ao acessá-lo, você verá a página de download do brModelo; clique na primeira opção fornecida, como mostra a imagem abaixo:
2.3 - Criar uma pasta para o brModelo: o arquivo de instalação irá para a parte de Downloads do seu computador. Nesse sentido, podemos criar uma pasta e arrastá-lo até ela, desta forma:
2.4 - Clique com o botão direito do mouse sobre a pasta e selecione a opção para abrir com o terminal:
2.5 - Estando no local do arquivo no terminal, execute em sequência os comandos abaixo:
sudo mkdir /opt/brModelo
sudo chmod +s /opt/brModelo
sudo chmod 777 /opt/brModelo
sudo cp brModelo.jar /opt/brModelo/
2.6 - Crie um ícone para o aplicativo através dos comandos abaixo:
curl -o ~/brModelo.png -OL https://github.com/chcandido/brModelo/raw/master/src/imagens/logico.png
sudo mv ~/brModelo.png /opt/brModelo
2.7 - Crie o arquivo "brModelo.desktop" dentro da pasta "applications":
sudo vim /usr/share/applications/brModelo.desktop
Observe que, após sudo
, foi digitado vim
. Isso é necessário para que, após a execução do comando, seja aberta uma nova janela para a edição do arquivo;
2.8 - Copiar e colar o conteúdo abaixo no arquivo aberto:
[Desktop Entry]
Version=3.2
Name=brModelo
Exec=java -jar /opt/brModelo/brModelo.jar
Icon=/opt/brModelo/brModelo.png
Type=Application
Comment=The software for MER
Path=/opt/brModelo
Terminal=false
StartupNotify=true
Categories=Development;Education;
2.9 - Salvar as alterações feitas: no VIM, para salvar as alterações precisamos pressionar a tela dois pontos e digitar as letras "wq" em minúsculo, desta forma:
:wq
Depois de todas as etapas acima, o aplicativo será criado e você poderá acessá-lo pesquisando por "brModelo" no buscador da sua máquina!
Espero tê-la ajudado. Caso o brModelo não seja instalado ou algum problema ocorra durante os procedimentos, estarei aqui para que possamos solucionar isso juntas!
Forte abraço e até mais.