Boa tarde, Não consegui instalar o brModelo no Linux. Como posso fazer o curso?
Por gentileza professor, disponibilize um passo a passo para instalar o brModelo no Linux.
Já tenho o Java instalado em minha máquina.
Aguardo Obrigada
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Boa tarde, Não consegui instalar o brModelo no Linux. Como posso fazer o curso?
Por gentileza professor, disponibilize um passo a passo para instalar o brModelo no Linux.
Já tenho o Java instalado em minha máquina.
Aguardo Obrigada
Oi, Núbia! Tudo certo?
Desde já, peço desculpas pela demora em retornar.
Muito obrigada pela sugestão! Para utilizar o brModelo no Linux, podemos seguir duas diferentes alternativas, observe:
1 - Utilizar o brModelo Web: ele é uma ferramenta disponível na internet e pode ser acessada através do próprio navegador. Caso deseja acessá-la, basta clicar no link abaixo:
Ao acessar a tela inicial do site, você observará um botão chamado "Crie sua conta". Após clicar nele, você será direcionada a uma página de cadastro, a qual apresentará os seguintes campos a serem preenchidos: "Nome", "Email" e "Senha". Por fim, clique em "Criar conta".
Após a criação da sua conta, uma nova tela será apresentada (tela essa que terá todos os diagramas que serão desenvolvidos). Para criar seu primeiro diagrama, clique no botão "Nova Modelagem":
Feito isso, uma nova janela aparecerá. Nela, basta colocar o nome do seu projeto (1) e clicar em "Salvar" (2):
Pronto! A próxima janela já será referente ao processo de modelagem, ou seja, terá os elementos que constituem o diagrama entidade-relacionamento.
Continuação (1/2)
Continuação (2/2)
2 - Instalar o brModelo: uma outra maneira de utilizar a ferramenta é realizando sua instalação, a qual ocorre via terminal.
Núbia, o passo a passo abaixo acontecerá a partir do Ubuntu, uma distribuição Linux. Nesse sentido, é importante se atentar à família do seu sistema operacional, visto que, dependendo de qual você está utilizando, haverá uma diferença nas palavras usadas para execução dos comandos.
Ademais, vale ressaltar que estaremos utilizando o comando sudo, o qual, após ser executado, solicitará a senha do nosso computador. Sabendo disso, podemos iniciar com o processo:
2.1 - Instalar o VIM: ele é um editor de texto via terminal muito comum entre as pessoas desenvolvedoras. Tendo em vista que precisaremos editar um arquivo em breve, usaremos o VIM para isso. Para usá-lo, abra seu terminal e execute os comandos abaixo:
sudo apt update
sudo apt install vim
2.2 - Baixar o brModelo: o processo de instalação pode ser feito através do link abaixo:
Ao acessá-lo, você verá a página de download do brModelo; clique na primeira opção fornecida, como mostra a imagem abaixo:
2.3 - Criar uma pasta para o brModelo: o arquivo de instalação irá para a parte de Downloads do seu computador. Nesse sentido, podemos criar uma pasta e arrastá-lo até ela, desta forma:
2.4 - Clique com o botão direito do mouse sobre a pasta e selecione a opção para abrir com o terminal:

2.5 - Estando no local do arquivo no terminal, execute em sequência os comandos abaixo:
sudo mkdir /opt/brModelo
sudo chmod +s /opt/brModelo
sudo chmod 777 /opt/brModelo
sudo cp brModelo.jar /opt/brModelo/
2.6 - Crie um ícone para o aplicativo através dos comandos abaixo:
curl -o ~/brModelo.png -OL https://github.com/chcandido/brModelo/raw/master/src/imagens/logico.png
sudo mv ~/brModelo.png /opt/brModelo
2.7 - Crie o arquivo "brModelo.desktop" dentro da pasta "applications":
sudo vim /usr/share/applications/brModelo.desktop
Observe que, após sudo, foi digitado vim. Isso é necessário para que, após a execução do comando, seja aberta uma nova janela para a edição do arquivo;
2.8 - Copiar e colar o conteúdo abaixo no arquivo aberto:
[Desktop Entry]
Version=3.2
Name=brModelo
Exec=java -jar /opt/brModelo/brModelo.jar
Icon=/opt/brModelo/brModelo.png
Type=Application
Comment=The software for MER
Path=/opt/brModelo
Terminal=false
StartupNotify=true
Categories=Development;Education;
2.9 - Salvar as alterações feitas: no VIM, para salvar as alterações precisamos pressionar a tela dois pontos e digitar as letras "wq" em minúsculo, desta forma:
:wq
Depois de todas as etapas acima, o aplicativo será criado e você poderá acessá-lo pesquisando por "brModelo" no buscador da sua máquina!
Espero tê-la ajudado. Caso o brModelo não seja instalado ou algum problema ocorra durante os procedimentos, estarei aqui para que possamos solucionar isso juntas!
Forte abraço e até mais.