Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Não consegui fazer a página de produtos

Boa tarde. 1) Não consegui realizar o desafio de deixar responsivo a página de produtos. Não funciona. Segue meu código: https://github.com/karolinagb/Barbearia

  • Algum código de exemplo para ver como faz?

2) Existem vários celulares diferentes nas ferramentas do desenvolvedor e para alguns o menu da home quebrou. Teria que ter uma media query para cada dispositivo?

3) Quando o professor definiu o estilo do h1 e da nav ele não acessou através da classe caixa. Eu sei que a nav é uma só por página. Porém o h1 pode ser que eu venha a ter mais no meu site e nesse caso quando você faz:

h1{ text-align: center; }

Não é muito genérico?

4) No código:

.caixa, .principal, .conteudo-beneficios, .mapa-conteudo, .video { width: auto; }

Não entendi porque a largura tem que ser auto

5) No código:

.caixa nav{ position: static; }

Não entendi porque sobrescrevemos a nav que era absolute para static e porque depois disso ela desceu pra baixo da logo. E o conteúdo que ela está inserida que é relative, não deveria mudar também?

6) Sobre o css do vídeo, em todas as aulas o professor vem falando sobre não mexer no html se é algo que deveríamos mexer no css, porém aqui na parte do vídeo ele mexe no css. a. Não tem alguma forma de sobrescrever a largura que foi colada fixa na tag do iframe só que pelo css? b. O vídeo estava ultrapassando a tela, porque colocar 100% de largura resolve o problema?

7) No exercício seguinte é dito que para não perder tempo refatorando tudo é interessante já criar tudo como automatico e flexível. Como faz isso? Que propriedades temos que colocar como auto? a. No caso se criarmos tudo já como automático e flexível, qual a necessidade de existir media queries? Isso não é mais usado?

8) Eu amei os cursos de html5 e css3, porém essa aula de design responsivo confesso que ficou confusa pra mim. Achei que faltou aprofundar o conteúdo.

2 respostas
solução!

Olá, Karolina.

Tudo bem?

1) Eu testei o seu projeto e está legal a responsividade da página de produtos;

2) Você consegue colocar um intevalo de tamanho entre uma e outra resolução de tela, tipo tamanho mínimo e máximo:

@media screen and (min-device-width: 481px) and (max-device-width: 768px) { 
   //ESTILO AQUI
}

3) Sim! Utilizar a tag direto não é uma boa prática e sim através de classes ou pela hierarquia através da tag pai, porém no curso o instrutor está mostrando que é possível assim e mostrando as unidades de medidas;

4) Quando ele aplica o width: auto; o elemento no caso o vídeo ele pega a tela toda preenche toda a largura no modo responsivo;

5) Os elementos HTML são posicionados estáticos por padrão: Elementos estáticos posicionados não são afetados pelas propriedades superior, inferior, esquerda e direita. é sempre posicionado de acordo com o fluxo normal da página, A nav desceu porque a caixa a cima dela esta ocupando 100% da largura;

6) É porque o <iframe> tem o width ali como padrão e isso influência quando for mudar no arquivo css.

7) É o exercicio que fala em: "Não perdendo tempo com layouts responsivos", isso porque você pode criar a tela já imaginando como vai ficar no modo responsivo, tem um curso top sobre mobile-first que é exatamente isso é fazer primeiro o responsivo e depois finalizar na versão desktop. Link do curso: https://cursos.alura.com.br/course/html-css-responsividade-mobile-first

8) Uma dica legal por exemplo para imagem, pode utilizar a unidade de medida porcentagem(%) porque se você colocar 50% no width de uma imagem, ela vai sempre pegar metade da tela independente do tamanho do dispositivo diferente do (px) que fica sempre estático.

Espero ter ajudado Karolina! Qualquer coisa manda aqui de novo. Valeu!

Boa tarde. Esclareceu muito as dúvidas. Obrigada! Deus abençoe!