Não entendi muito bem.
Não entendi muito bem.
ITA
Imagina se eu lhe falasse para você que meu salário é de 10.000,00 por mês e perguntasse a você se este salário é alto ou não. A princípio você me diria que sim, é um bom salário. Mas se eu falasse que ganho 10.000,00 por mês jogando futebol no Barcelona como titular ao lado do Messi e do Philipe Coutinho? Agora faço a mesma pergunta: Este meu salário é alto ou não. Agora você vai dizer que não é porque um jogador do Barcelona ganha muito mais que 10.000,00 por mês.
Note que o número 10.000,00 passou a ter um sentido quando liguei a ele uma característica, no caso, ser jogador do Barcelona. Esta característica que identifica o número é o que chamamos de dimensão. Ele vai dar um sentido a medida.
Quando eu digo que a população é de 10 milhões tenho que dizer, para tomar uma decisão, de que país, de que cidade, se são homens ou mulheres, de que faixa etária. Quando mais características o número tiver melhor ele é identificado pra que eu tenha que tomar uma decisão empresarial.
Agora a dimensão tem que fazer sentido. Quando eu digo que comprei 1000 kgs de mercadoria não posso associar a um cliente.("O meu cliente me vendeu 1000 kgs de mercadoria") isso porque cliente não vende. Cliente compra. A dimensão cliente não tem sentido cruzar com o indicador compra. O certo é dizer "O meu fornecedor me vendeu 1000 Kgs).
No curso de Bi explico então que uma Dimensão possui algumas classificações. Tudo que tiver uma relação faz parte de uma dimensão. Se eu falo que vendi para uma cidade, um estado, um país de um produto fica claro que pais, cidade e estado tem uma relação (Uma cidade só está num estado que fica apenas em um país). Logo estas três entidades farão parte de uma dimensão chamado Geografia (Por exemplo) que se subdivide em cidades, estados e países. Estas entidades, subdivisões da dimensões chamamos de níveis.
Espero que os exemplos acima tenham melhor esclarecido o assunto.
Att
Victorino.