Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Não consegui entender a partir daqui... Poderia explicar em maiores detalhes?

function desenhaBarra(x, y, serie, cores, texto) {

desenhaTexto(x, y - 10, texto);

var somaAltura = 0;
        for (var i = 0; i < serie.length; i++) {
            var altura = serie[i];
            desenhaRetangulo(x, y + somaAltura, 50, altura, cores[i]);
            somaAltura = somaAltura + altura;
        }
    }

var cores = ['blue','green','yellow', 'red'];
    var serie2015 = [50,25,20,5];
    var serie2016 = [65,20,13,2];

desenhaBarra(50, 50, serie2015, cores, '2015');
    desenhaBarra(150, 50, serie2016, cores, '2016');
5 respostas

Boa tarde, Lurian! Como vai?

O que exatamente vc não entendeu no código? Diz aí pra que eu possa te ajudar de forma mais efetiva e direta!

ele colocou a função desenhaTexto dentro da função desenhaBarra?

porque nomeou uma variável somaAltura = 0 ? no Loop, ao que se refere a variável i = 0 ?

Poderia me explicar melhor o loop? realmente está bem confuso para mim... :( teria alguma outra forma para fazer?

solução!

Lurian, vou responder as suas questões por partes.

ele colocou a função desenhaTexto dentro da função desenhaBarra?

Na realidade ele fez uma chamada à função desenhaTexto() dentro da função desenhaBarra().

porque nomeou uma variável somaAltura = 0 ? no Loop, ao que se refere a variável i = 0 ?

somaAltura é a variável que será utilizada para totalizar a altura de todas as barras do gráfico. Em relação ao laço de repetição for, i é a variável auxiliar do loop. É com base nela que o JavaScript sabe se deve parar ou não o laço de repetição.

Poderia me explicar melhor o loop? realmente está bem confuso para mim... :( teria alguma outra forma para fazer?

Os laços de repetição são estruturas utilizadas para executar uma mesma tarefa uma determinada quantidade de vezes. Na linguagem JavaScript há dois laços de repetição o for e o while e eles são equivalentes.

Obs.: Esses assuntos todos que vc levantou são referentes ao curso Lógica de programação I: Os primeiros programas com Javascript e HTML que é pré-requisito desse que vc está assistindo! No entanto, eu pude perceber que vc não concluiu ainda esse pré-requisito, então minha sugestão é que vc faça o pré-requisito para poder consolidar melhor seus conhecimentos e tbm entender melhor esses e outros detalhes que talvez vc tenha!

Qualquer coisa é só falar!

Grande abraço e bons estudos, minha aluna!

Gabriel, eu fiz o curso anterior inteirinho!!! Porém para fazer os exercicios sozinha nessa parte, tive um pouco de dificuldade... fui avançando e me familiarizando mais com o assunto e consegui entender melhor testando na prática, errando e corrigindo... Mas me ajudou bastante, ja está mais claro. na verdade, os conceitos eu sei, eu leio e entendo... porem na hora de fazer sozinha, tive dificuldades. Mas obrigada por sua atenção!!! :)

Tá ótimo, Lurian! Sempre que tiver qualquer dúvida, tem meu grande convite para nos apresentá-la aqui no fórum! Eu sempre estou por aqui e certamente outros colegas tbm estarão e poderão ajudá-la! Combinado?

Agora é seguir em frente nos estudos e mandar ver!

Grande abraço e sucesso pra vc!