1
resposta

Nao consegui entender...

Acho que ficou faltando a explicacao de como utilizar a máquina linux, o terminal, como importar o arquivo baixado da aws.

1 resposta

Olá Natália, tudo bem?

No curso Amazon EC2: alta disponibilidade e escalabilidade em uma aplicação, o instrutor explica que, para utilizar a máquina Linux, é necessário conectar ao terminal remoto da imagem da Amazon. Para isso, é necessário seguir os seguintes passos:

  1. Gerar um par de chaves para acessar o servidor. O instrutor ensina a fazer isso no console da AWS.
  2. Salvar a chave privada gerada em um local seguro em sua máquina local.
  3. Acessar a instância do EC2 no console da AWS e copiar o endereço IP público da instância.
  4. Abrir o terminal local (no caso do Windows, o Git Bash) e executar o seguinte comando:
    ssh -i /path/to/private/key.pem ec2-user@public-ip-address

No comando acima, você deve substituir /path/to/private/key.pem pelo caminho para a chave privada que você salvou em seu computador, public-ip-address pelo endereço IP público da instância do EC2 e ec2-user pelo nome de usuário da instância (no caso do Amazon Linux, o nome de usuário é ec2-user).

Ao executar o comando acima, você deve ter acesso ao terminal remoto da imagem da Amazon e poderá utilizar a máquina Linux. Para importar arquivos baixados da AWS, basta utilizar o comando scp para copiar os arquivos da sua máquina local para a instância do EC2. Por exemplo:

scp -i /path/to/private/key.pem /path/to/local/file.txt ec2-user@public-ip-address:/path/to/remote/directory

No comando acima, você deve substituir /path/to/local/file.txt pelo caminho para o arquivo que você deseja copiar, /path/to/remote/directory pelo diretório remoto onde você deseja salvar o arquivo na instância do EC2 e os outros argumentos como explicado anteriormente.

Após criar e configurar a instância EC2, você pode acessá-la por meio do terminal utilizando um cliente SSH. Primeiro, você precisará baixar o arquivo da chave privada .pem que você criou durante a configuração da instância.

Depois de baixar o arquivo .pem, é preciso modificá-lo para que tenha as permissões corretas e possa ser usado com o SSH. No seu terminal, navegue até o diretório onde o arquivo .pem está salvo e execute o seguinte comando:

chmod 400 arquivo.pem

Isso permitirá que apenas você, como proprietário do arquivo, possa ler e escrever nele.

Em seguida, para acessar a instância EC2, você precisará usar um cliente SSH, como o OpenSSH. No terminal, execute o seguinte comando, substituindo o caminho para o arquivo .pem e o endereço IP público da sua instância EC2:

ssh -i /caminho/para/arquivo.pem usuario@endereco_ip_publico

Isso abrirá uma conexão SSH com a instância EC2 e você poderá executar comandos do terminal Linux normalmente. Se você estiver usando um sistema operacional diferente do Linux, como o Windows, é possível instalar um cliente SSH, como o PuTTY, para se conectar à sua instância EC2.

Espero que isso ajude!