Olá,
A variável "aparicoes" é um dicionário, que toda vez que você usa a estrutura:
aparicoes['chave'] = valor
O dicionário cria um novo item com o valor digitado.
Agora quebrando o exercício:
meu_texto.split() # quebra a sua string no conteúdo do split(), como não há nada, vai quebrar seu texto a cada espaço " "
for palavra in meu_texto.split(): # 'for palavra in' vai, dentro do loop for, fazer com que a variável 'palavra' assuma cada item do meu_texto.split() em cada ciclo do loop
ate_agora = aparicoes.get(palavra, 0) # dentro de cada ciclo, primeiramente o .get() busca o valor atual do dicionário para a palavra em questão e armazena na variável 'ate_agora', e caso não exista, retorna 0 > por isso o segundo parâmetro 0
aparicoes[palavra] = ate_agora + 1 # cria ou sobescreve o chave 'palavra' com o contador anterior + 1 (o loop atual)
Em resumo, o código quebra seu texto original nos espaços e gera uma lista de palavras, para cada palavra ele verifica se ela já existe no dicionário e vê quantas vezes ela já apareceu (variável 'ate_agora'), e ai incrementa o número de aparições.
No final exibe o conteúdo do teu dicionário, que deve exibir cada palavra do seu texto e na frente um número que é quantidade de ocorrências daquela palavra no texto. Por exemplo, no meio da resposta é provável que apareça 'meu': 2, pois a palavra 'meu' aparece 2x.
Abs
-BR