Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Não consegui configurar o Default Gateway

Suspeito que seja por conta das minhas escolhas dos octetos para configurar, tanto os pcs quantos as entradas do Router. Me ajudem a entender meu erro.

PC Manifatura - IP 192.168.1.1 - FastEthernet 192.168.2.1 PC Acabamento - IP 192.168.2.1 - FastEthernet 192.168.4.1 PC Embalamento - IP 192.168.3.1 - FastEthernet 192.168.6.1

Eu configurei o portão de saída dos pc's de acordo com suas respectivas entrada no roteador. Relizando o ping do pc da manifatura para o de embalamento, o pacote sequer chegou no roteador para ser emcaminhado ao destino

1 resposta
solução!

Olá, Marina!

Parece que você está com dificuldades para configurar o Default Gateway nos seus PCs e no roteador. Vou te ajudar a entender o que pode estar errado.

Primeiro, é importante lembrar que o Default Gateway é o endereço IP da porta do roteador à qual o computador está conectado. Ele é responsável por encaminhar as mensagens para dispositivos externos à sua rede.

No seu caso, você configurou corretamente os endereços IP dos PCs e das portas do roteador. Por exemplo, o PC Manufatura tem o IP 192.168.1.1 e está conectado à porta FastEthernet 192.168.2.1 do roteador.

Para descobrir o endereço IP da porta do roteador, você pode utilizar o comando show ip interface no modo de configuração do roteador. Por exemplo, para a interface FastEthernet0/0, onde o PC Manufatura está conectado, você digita o comando show ip interface FastEthernet0/0 e o endereço IP atribuído será exibido.

Depois de obter o endereço IP da porta do roteador, você deve configurar o campo "default gateway" nos PCs com esse endereço. Assim, você estará definindo a porta do roteador como o portão de saída para a rede.

Após configurar o Default Gateway corretamente nos PCs, você pode testar o ping novamente para verificar se está funcionando corretamente. Por exemplo, no PC Manufatura, você pode digitar o comando ping 193.168.4.2 para testar a conexão com o PC Embalamento.

Se você configurou corretamente o Default Gateway nos PCs e o ping ainda não está funcionando, pode ser necessário verificar se o PC Embalamento também está configurado corretamente. Certifique-se de que o endereço IP da porta do roteador correspondente ao PC Embalamento está configurado como Default Gateway nesse PC.

Espero que essas dicas te ajudem a resolver o problema de configuração do Default Gateway. Se tiver mais alguma dúvida, é só me dizer. Espero ter ajudado e bons estudos!