Olá gostaria de entender sobre referenciar com this, não consegui compreender a explicação, lí sobre a explicação do Gabriel Leite dada ao Mateus Lima, mas para mim ainda está confuso.. :|
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Olá gostaria de entender sobre referenciar com this, não consegui compreender a explicação, lí sobre a explicação do Gabriel Leite dada ao Mateus Lima, mas para mim ainda está confuso.. :|
Oi Fabiano, tudo bem amigo?
Imagine que você tenha essa classe:
public class Conta {
double saldo;
public void setSaldo(double saldo) {
saldo = saldo; // qual é qual saldo nessa linha? =)
}
}Repare dentro do método setSaldo: temos um parâmetro chamado saldo como argumento do método, correto? Agora observe que a própria classe Conta também tem uma variável chamada saldo. E agora? Como vamos diferenciar as duas variáveis saldo? É ai que entra a palavra reservada this.
this se refere ao object corrente, em outras palavras, podemos usar this.saldo = saldo para dizer "para o saldo da classe Conta, coloque o valor da variável saldo recebida como argumento do método":
public void setSaldo(double saldo) {
this.saldo = saldo; // this.saldo é o saldo da classe Conta
}Abraço!
Tipo, por ele estar dentro da própria classe Conta, mesmo assim seria necessário ainda informar, tipo forçar dizer que ele pertence a Class Conta ? Como se eu atestasse que ele realmente pertence , é um original da classe ? Ele é usado apenas dentro da Classe Referência correto ? Seria isso ?
É isto mesmo, pois é muito comum utilizarmos o mesmo nome para as variáveis, se fossem nomes diferentes não precisaria utilizar o this, por exemplo:
public void setSalto(double sald){
return saldo;
} O mesmo vale para o construtor
Show , valeu !