8
respostas

Não consegui atualizar a versão de lua no meu computador.

Eu utilizo o Ubuntu 16.04 e já vem a versão 5.2.4 de lua instalada, tentei seguir os passos do vídeo para atualizar a versão, mas a passagem de modificar o arquivo .bash_profile acredito que não tenha funcionado, pois quando eu digito lua no terminal ainda aparece a versão antiga.

 export PATH=$PATH:~/lua-5.3.5/src
8 respostas

Olá Marilene,

Quando executamos o comando export, estamos adicionando mais uma pasta onde o sistema operacional vai procurar o comando lua. Acontece que ao adicionar com o comando descrito na sua pergunta, estamos adicionando a pasta ao final de todas as outras que o sistema já procura por padrão. O problema é que provavelmente já tem um outro caminho apontando para o comando lua antes de chegar na pasta que acabamos de adicionar.

Para resolver isso, precisamos adicionar o caminho da nossa pasta antes de todas outras pastas que já são procuradas ($PATH). Basta executar o comando dessa forma:

export PATH=~/lua-5.3.5/src:$PATH

Faça o teste novamente e verifique se agora ele encontra a versão correta.

Olá, obrigada, eu entendi a sua resposta e modifiquei o arquivo. Entretanto, mesmo assim a versão de lua não foi atualizada, o que mais eu posso fazer?

Olá Marilene,

Ok, vamos testar mais algumas coisas. Primeiro, execute o seguinte comando no terminal:

echo $PATH

Esse comando vai mostrar todas as pastas que são procuradas quando executamos algum comando no terminal. Copie o resultado desse comando e poste aqui pra gente dar uma olhada, por favor.

Um outro detalhe que pode ajudar é que ao modificar o arquivo .bash_profile, você precisa fechar o terminal e abrí-lo novamente para que a alteração tenha algum efeito. Não sei se você chegou a tentar isso mas acho que pode ser uma boa tentar também.

/home/marilene/bin:/home/marilene/.local/bin:/usr/local/sbin:/usr/local/bin:/usr/sbin:/usr/bin:/sbin:/bin:/usr/games:/usr/local/games:/snap/bin Esse foi o resultado.

Ok, agora tenta executar novamente esse comando:

export PATH=~/lua-5.3.5/src:$PATH

E depois:

echo $PATH

Aí posta novamente o resultado aqui. Isso vai servir pra gente ver se realmente algo está mudando no $PATH.

Se eu executo o comando direto no terminal, ele atualiza, mas depois que eu fecho o terminal e o abro novamente, retorna a versão anterior. Acho que talvez possa ter algo errado com o arquivo .bash_profile, quando eu o abri pela primeira vez, estava vazio, era para estar assim? E eu tenho uma dúvida, qual a diferença de alterar o .bash_profile, para o ./profile ou para o ./bashrc ?

Quando eu executo o comando no terminal, e não deixo apenas dentro do arquivo .bash_profile, funcina e a resposta é essa: /home/marilene/lua-5.3.5/src:/home/marilene/bin:/home/marilene/.local/bin:/usr/local/sbin:/usr/local/bin:/usr/sbin:/usr/bin:/sbin:/bin:/usr/games:/usr/local/games:/snap/bin Mas logo depois que eu fecho o terminal, retorna a versão anterior, e a resposta continua:/home/marilene/bin:/home/marilene/.local/bin:/usr/local/sbin:/usr/local/bin:/usr/sbin:/usr/bin:/sbin:/bin:/usr/games:/usr/local/games:/snap/bin

Opa, o .bash_profile e o .bashrc são arquivos específicos do shell Bash. Se você estiver utilizando algum outro shell, você pode usar o .profile que é um arquivo genérico que é lido por vários shells quando eles não encontram o arquivo específico de configuração próprios deles.

Toda vez que você altera o .bash_profile ele está vazio? Se for o caso, eu tentaria alterar o .bashrc.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software