Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Não compreendo a ideia se um método deve ter ou não retorno

Não consigo entender se um método vai precisar ou não de retorno,como este exemplo,um método que tem a função de calcular a área de um circulo usando o seguinte calculo simples ladoA * ladoB.Não sei identificar se deve ou não retornar um valor

3 respostas

Oi Ian tudo bem?

Um método vai precisar de retorno se o método que chamou ele vai precisar fazer algo com a função.

No caso da área o método main vai precisar do valor da área então há retorno.

No caso do cálculo do IMC o método main vai precisar também do valor do IMC então há retorno.

Já o método main não tem retorno porque é o Sistema Operacional que está chamado ele por isso colocamos void.

E há outros exemplos de método sem retorno, tudo que faz uma ação geralmente é assim. Por exemplo, um método que cria uma pasta no Windows não tem retorno (embora você possa criar um retorno booleano de true ou false se deu certo).

Um método que não precisa também de retorno é um método para desligar o computador.

Espero ter ajudado!!!

Seguindo sua logica @André "Um método vai precisar de retorno se o método que chamou ele vai precisar fazer algo com a função"

então um método set não deveria retornar um valor também? pq vou precisar dos dados dentro do método

solução!

É que com set estou alterando uma propriedade que já existe então estou executando uma ação.

Já o get está pegando o valor da propriedade do objeto e retornando para o código para colocar em uma variável por isso ele tem return.