Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Não compila!

Toda vez que tento buildar o Maven, retorna esse erro:

"COMPILATION ERROR:

BUILD FAILURE

Compilation Failure: No compiler is provided in this environment. Perhaps you are running on a JRE rather than a JDK? (Não, eu estou com o Java JDK 1.8 instalado no meu computador.)

org.apache.maven.lifecycle.LifecycleExecutionException: Failed to execute goal org.apache.maven.plugins:maven-compiler-plugin:3.8.1:compile (default-compile) on project forum: Compilation failure"

Preciso conseguir fazer isso se não eu não consigo dar andamento no curso.

2 respostas

Olá, Maurício. Tudo bem?

Pelo que você descreveu, parece que o Maven não está reconhecendo o JDK que você tem instalado. Isso pode acontecer por vários motivos, mas vamos tentar resolver juntos!

Primeiro, verifique se o JDK está corretamente instalado e configurado. Você pode fazer isso abrindo o terminal e digitando java -version e javac -version. Ambos os comandos devem retornar a versão do JDK que você instalou.

Se a versão do JDK não for exibida corretamente, você precisa configurar a variável de ambiente JAVA_HOME para apontar para o diretório onde o JDK está instalado. No Windows, você pode fazer isso seguindo estes passos:

1. Clique com o botão direito do mouse em 'Meu Computador' e selecione 'Propriedades'.
  2. Clique em 'Configurações avançadas do sistema'.
  3. Clique em 'Variáveis de ambiente'.
  4. Clique em 'Novo' sob 'Variáveis do sistema'.
  5. No campo 'Nome da variável', digite 'JAVA_HOME'.
  6. No campo 'Valor da variável', digite o caminho para o diretório onde o JDK está instalado. Por exemplo, C:\Program Files\Java\jdk1.8.0_241.
  7. Clique em 'OK' e reinicie o computador.

Se a versão do JDK for exibida corretamente, o problema pode estar no arquivo pom.xml do seu projeto. Verifique se a versão do maven-compiler-plugin está correta e se o elemento <source> e <target> estão configurados para a versão correta do Java. Por exemplo:

<build>
    <plugins>
        <plugin>
            <groupId>org.apache.maven.plugins</groupId>
            <artifactId>maven-compiler-plugin</artifactId>
            <version>3.8.1</version>
            <configuration>
                <source>1.8</source>
                <target>1.8</target>
            </configuration>
        </plugin>
    </plugins>
</build>

Espero ter ajudado e bons estudos!

solução!

Fala aí, beleza?

Então, eu tentei fazer isso e não resolveu de jeito nenhum.

Substitui o JDK pelo 11, e foi.