2
respostas

Não apareceu a pasta Snap na versão que estou utilizando

Boa tarde pessoal, espero que estejam bem.

Na versão que estou utilizando, quando entrei na pasta de root, não aparece nenhuma pasta com o nome Snap.

Eu instalei a versão que tinha disponível que é Linux Mint 22 Cinnamon 6.2.9 Kernel do Linux 6.8.0-48-generic

Pode ser essa a causa? E se sim, como resolver? Não sei se é um problema, então questionando pra aprender mesmo.

Muito obrigado desde já pela atenção e um bom final de semana =D

2 respostas

Opa Lucas Levis, tudo bem?

Se não estiver usando Snap, isso não é um problema.

O motivo de não encontrar a pasta/diretório snap dentro do Linux Mint 22, é pelo fato da distribuição ter optado por bloquear o Snap por padrão. Isso tem relação direta com as ações da Canonical na últimas versões lançadas do Ubuntu, que não foram bem vistas pela comunidade que desenvolve o Linux Mint. Quando olhamos para outras alternativas como APT, e Flatpak, e comparamos com o Snap, conseguimos compreender o motivo.

No APT, e no Flatpak, existe uma descentralização relacionada ao repositório. No APT, você pode ter fontes diferentes das que vem nas instalações padrões.

O Flatpak é um pouco mais restrito, mas ainda assim permite apontar para outras fontes. Apesar de ter o Flathub como padrão, ele não depende dele, podendo se modificado para outras fontes, caso deseje.

Já o Snap, não. Ele é centralizado pela Canonical, empresa responsável pelo Ubuntu. Embora seja de código aberto, o Snap só funciona com a Ubuntu Store. Ninguém sabe como fazer uma Snap Store e ninguém pode. O cliente Snap é projetado para funcionar com apenas uma fonte, seguindo um protocolo que não é aberto.

Segundo os desenvolvedores ainda:

"Esta é uma loja que não podemos auditar, que contém software que ninguém pode consertar. Se não podemos consertar ou modificar software, de código aberto ou não, ele fornece as mesmas limitações que o software proprietário."

Além dessa justificativa, existe também a promessa da Canonical que prometeu não substituir o uso do APT pelo Snap. Entretanto, nas versões mais atuais, em algumas instalações usando o APT, eles acabavam instalando pacotes via snap como uma dependência, inclusive, executando comandos snap como root sem o consentimento e conhecimento do usuário.

Por conta das preocupações com a falta de transparência (auditabilidade) e com o modelo de dependência em uma única loja, o Linux Mint 22 bloqueia a instalação, e não habilita, por padrão, o Snap. Entretanto, ele não proíbe de instalar caso deseje.

Se desejar utilizar o Snap, você pode instalar ele usando os seguintes comandos:

sudo rm /etc/apt/preferences.d/nosnap.pref
apt update
apt install snapd

Se desejar ver todas essas informações, presentes no user-guide do Linux Mint (inglês), você pode acessar elas aqui.

Espero ter ajudado ;)

Show de bola, muito obrigado meu warrior.

Meus comprimentos caro estudante, obrigado por compartilhar seu conhecimento.

Att.