Solucionado (ver solução)

Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

Solucionado
(ver solução)
16
respostas

Não aparece o resultado da compilação

Meu código está certo, mas quando eu coloco pra compilar exp: > javac BalancoTrimestral.java não aparece nada:

C:\Users\Fluttershy\Documents\Estudos\Progamação\Java\introcs>javac BalancoTrimestral.java

C:\Users\Fluttershy\Documents\Estudos\Progamação\Java\introcs>

16 respostas

Oi Livia, depois que você executa o comando javac é criado um arquivo .class?

Pois, se o comando javac for executado e não conter erros ele não exibe nenhuma mensagem, somente gera o outro arquivo.

class BalancoTrimestral { public static void main(String[] args){ int gastosJaneiro = 15000; int gastosFevereiro = 23000; int gastosMarco = 17000;

int gastosTrimestre = gastosJaneiro + gastosFevereiro + gastosMarco; System.out.println("gasto do trimestre: $" + gastosTrimestre);

int mediaMensal = gastosTrimestre / 3; System.out.println("valor da média mensal: " + mediaMensal); }}

eu deveria salvar os arquivos com .java ou .class?

Então, você salva como .java mesmo, após rodar o comando javac ele irá gerar um novo arquivo na mesma pasta, você viu se tem um outro arquivo com a extensão .class? Se existir é pq foi gerado pelo comando javac

entendi, mas isso não resolve o meu problema

Nesse caso você não tem um problema, o que faltou foi um último passo.

O comando javaccompila o seu código, porém ele não executa, o código compilado é o .class

Agora você vai rodar o .class para isso você vai digitar o comando java nome_do_arquivo, acredito que no seu caso o comando será:

java BalancoTrimestral

Repare que não tem a extensão nesse segundo comando.

C:\Users\Fluttershy\Documents\Estudos\Progamação\Java\introcs>java BalancoTrimestral Error: could not find java.dll Error: Could not find Java SE Runtime Environment.

Parece que é um problema de configuração.

Dá uma verificada nas suas configurações, rode os comandos:

echo %JAVA_HOME%

e o comando

java -version

Qualquer dúvida quanto ao procedimento de instalação, dá uma olhada no link abaixo:

https://cursos.alura.com.br/course/primeiros-passos-com-java/task/2061

Já chequei, e está tudo certo :/ Continua sem aparecer a compilação

Em nenhum momento apareceu uma mensagem com essa informação opening registry key...?

Uma outra pergunta, os comandos:

javac -version

e

java -version

traz versões diferentes?

não apareceu nada com essa informação opening registry key

C:\Users\Fluttershy\Documents\Estudos\Progamação\Java\introcs>javac -version javac 9.0.1

C:\Users\Fluttershy\Documents\Estudos\Progamação\Java\introcs>java -version Error: could not find java.dll Error: Could not find Java SE Runtime Environment.

Você já instalou alguma outra versão do java antes na sua máquina?

Acredito que não

solução!

Aconselho usar uma IDE como o Eclipse ou o Netbeans para escrever e compilar seus códigos. Sua mensagem de erro diz que você teve algum problema com a instalação do seu Java. Usando algum desses que te falei seria bem mais simples (mais pra frente no curso a programação será feita no Eclipse, logo, vc pode resolver seu problema e adiantar essa parte). Espero ter ajudado :3

Tenta reinstalar o JDK, em alguns casos que eu pesquisei deu certo.

Acredito que nem irá funcionar normalmente o Eclipse... mas é uma opção, porém o curso não prega utilizar uma IDE agora pois ela ajuda muito o aluno quando há erros de código (diferente desse caso pois aqui há um erro de ambiente), e não seria muito legal, porém isso é opção.

Livia, você chegou a instalar o JRE? Pode ser isso

http://www.oracle.com/technetwork/java/javase/downloads/jre9-downloads-3848532.html