Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
8
respostas

Não aparece Log da mensagem

Quando cadastro um aluno no servidor, não está aparecendo no meu android studio o Log da mensagem, mesmo quando eu procuro por Mensagem no Android Monitor.

8 respostas

Oi Felipe, tudo bem?

Na parte da configuração do FCM, o ponto que começou a falhar? Por exemplo:

• Quando configurou o FCM, o token de acesso foi gerado?
  • Caso tenha dado certo, conseguiu enviar o token para o servidor?
  • Caso todos os anteriores tenha dado certo, não chega nenhuma mensagem no onMessageReceived().

Veja em qual caso específicio falhou e me avisa. Se possível, envie o código que fez, pois se tiver algum detalhe no código, eu posso te orientar.

[]s

O token está sendo gerado e enviado, então é na ultima parte.

Estou realizando o cadastro na web com o aplicativo aberto, e ao cadastrar, não aparece a mensagem FCM, mesmo filtrando no Android Studio por apenas FCM, ou nome completo mesmo.

Segue o código:

public class AgendaMessagingService extends FirebaseMessagingService {

@Override
    public void onMessageReceived(RemoteMessage remoteMessage) {
        Map<String, String> mensagem = remoteMessage.getData();
        Log.i("mensagem FCM", String.valueOf(mensagem));
    }
}

No manifest:

<service
            android:name=".firebase.AgendaMessagingService">
            <intent-filter>
                <action android:name="com.google.firebase.MESSAGING_EVENT"/>
            </intent-filter>
        </service>

Oi Felipe,

Olhando o seu código parece tudo certo, ou seja, a única forma de eu identificar algum detalhe fora do comum seria buildando o seu projeto e testando, você consegue enviar via GitHub?

Um outro detalhe que não comentei mas talvez faça sentido verificar é se a chave de acesso ao seu projeto do Firebase está correta. Claro, também confirme se o envio de notificação funciona, pois esse é um teste que garante se a integração ocorreu com sucesso.

Um outro caso que acontece também é quando o arquivo google-service.json não funciona, então baixamos novamente pelo console do Firebase e substituimos.

[]s

Pelo firebase está enviando as notificações normalmente.

Segue o link do Projeto: https://github.com/felipeejunges/Agenda/

solução!

Oi Felipe, testei aqui e vi o problema. Veja que no seu service para o dispositivo a URL estava faltando um i, eu sugeri a correção via GitHub, da uma olhada e testa por favor?

Lembrando que para executar o service vai precisar gerar um novo token do Firebase ou executá-lo apenas uma única vez na App, como por exemplo, executar na Activity e remover o código.

[]s

Outro ponto importante é que a chave da sua API é uma informação sensível, ou seja, não compartilhe com ninguém. Entendo perfeitamente que é para o curso e testes, mas no ambiente de produção isso pode gerar complicações inesperadas, portanto tome muito cuidado :)

Se surgir alguma dúvida fique à vontade em entrar em contato com a gente.

[]s

Obrigado pelo toque, mas como era apenas para teste resolvi compartilhar. Obrigado pela ajudo, era isso mesmo kkkk

Opa Felipe, de nada! Precisando de ajuda é só avisar. Bons estudos. :)

[]s