7
respostas

Não aparece LISTENER_XE E XE em Bancos de Dados Detectados - Versão 21

Olá, não estou conseguindo prosseguir com o curso pois para mim não aparecem estes arquivos. Em anexo está como aparece para o professor e depois como aparece para mim. Tentei configurar manualmente e só encontrei este arquivo LISTENER (na aula aparece LISTENER_XE). Não achei o arquivo XE. Tentei criar uma conexão manualmente com os dados do tnsnames.ora e não deu certo. Já tentei achar a pasta sample conforme informado em uma das respostas, mas não localizei a mesma.

7 respostas

Olá, Karen, tudo bem?

Você poderia fornecer mais detalhes do seu ambiente? Assim, poderei entender melhor o que pode estar acontecendo.

• Durante a instalação algum erro foi retornado?
  • Os serviços Oracle foram criados corretamente?

Na versão 21 do Oracle, os arquivos de conexão estão em um diretório um pouco diferente, dentro da pasta sample. Por este motivo, o SQL Developer não está localizando uma entrada TNS.

O que você pode tentar fazer Karen, é carregar o arquivo da pasta sample e verificar se dessa forma a conexão é realizada.

Você pode fazer isso da seguinte forma:

• Em Conexão do Banco de Dados, na aba Banco de Dados Detectados clique em Carregar um arquivo TNS:

Na pagina inicial do SQL developer, em Conexão do Banco de Dados, na aba banco de dados detectados, existe o botão carregar um arquivo tns, que está circulado de vermelho e o botão criar conexão manualmente

• Na nova janela que abrir acesse o diretório C:\app\thaci\product\21c\dbhomeXE\network\admin\sample e selecione o arquivo tnsnames.ora:

Na nova janela que abriu ao clicar em Carregar um arquivo TNS , no diretorio sample onde estão os arquivos listener, sqlnet e tnsnames

• Após carregar o novo diretório, ele localizará uma entrada TNS, clique em Criar uma Conexão Manualmente, para criar uma nova conexão:

Na pagina inicial do SQL developer, em Conexão do Banco de Dados, na aba banco de dados detectados, existe o banco de dados localizado, que está como o nome de alias, o botão carregar um arquivo tns e o botão de criar conexão manualmente que está circulado de vermelho

• Altere as informações da nova conexão, informando o usuário e senha cadastrados no momento da instalação, e informando o Nome do Host e o SID, como por exemplo:

Criando uma nova conexão

Criando uma nova conexão, informando o usuário system e a senha, e em detalhes informando o host name e o SID

• Após informar todos os dados corretamente, tente realizar a conexão.

Aguardo o seu retorno!

[Não aparece esse arquivo tnsnamesora. (https://cdn1.gnarususercontent.com.br/1/1157703/40b27b7a-6c72-4e21-bda8-0f854a0e7e55.png)

Oii, pode me ajudar?

Certo Karen, você poderia fornecer mais alguns detalhes?

• Durante a instalação algum erro foi retornado?
  • Os serviços Oracle foram criados corretamente nos serviços do Windows?

Qualquer dúvida é só falar!

Não apareceu nenhum erro e quando realizei a instalação fiz de acordo com o que foi informado pelo professor. Mas mesmo assim não apareceu esse arquivo :(

Certo Karen, os serviços Oracle foram criados corretamente nos serviços do Windows?

Você tentou instalar outras versões do Oracle?

Olá Karen.

Eu tive o mesmo problema com essa versão.

Consegui solucionar copiando os arquivos da pasta C:\app\oracleXE\product\21c\dbhomeXE\network\admin\sample para C:\app\oracleXE\product\21c\dbhomeXE\network\admin. Depois tive que editar os arquivos listener e tnsnames.

listener

DEFAULT_SERVICE_LISTENER = XE

SID_LIST_LISTENER =
 (SID_LIST =
  (SID_DESC =
    (SID_NAME = CLRxtProc)            
    (ORACLE_HOME = C:\app\oracleXE\product\21c\dbhomeXE)
    (PROGRAM = extproc)
    (ENVS = "EXTPROC_DLLS=ONLY:C:\app\oracleXE\product\21c\dbhomeXE\bin\oraclr.dll")
   )
 )

LISTENER =
 (DESCRIPTION_LIST=
   (DESCRIPTION =
    (ADDRESS = (PROTOCOL=TCP)(HOST=LOCALHOST)(PORT = 1521))
    (ADDRESS=(PROTOCOL = IPC)(KEY = EXTPROC1521))
 )
)    

tnsnames

XE = 
  (DESCRIPTION =
   (ADDRESS = (PROTOCOL = TCP)(HOST = LOCALHOST)(PORT = 1521))
     (CONNECT_DATA = 
       (SERVER = DEDICATED)
       (SERVICE_NAME = XE)
 )
)

LISTENER_XE = 
 (ADDRESS =(PROTOCOL = TCP)(HOST = DESKTOP-QPNL9N4)(PORT = 1521)

ORACLR_CONNECTION_DATA = 
  (DESCRIPTION = 
    (ADDRESS_LIST = 
    (ADDRESS = (PROTOCOL = IPC)(KEY = EXTROPC1521)
    )
    (CONNECT_DATA =
      (SID = CLRExtProc)
      (PRESENTATION = RO)
    )
)

Nas configurações de conexão, no meu caso, o host só funcionou colocando o IP do meu pc.

Espero que essa dica te ajude.