Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

nao aceita a fonte

pq ele nao aceita a fonte que escolhi?

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

5 respostas

Olá, Renata! Como vai?

O erro SyntaxError: Non-ASCII character '\xf0' in file ep.py on line 1, but no encoding declared, geralmente acontece quando o Python encontra caracteres no seu código que não estão no padrão ASCII e o arquivo não especifica um encoding que suporte esses caracteres.

No Python 3, o padrão é usar UTF-8, mas se o seu arquivo não estiver salvo com essa codificação, você pode encontrar esse tipo de erro.

Contudo, como não tenho informação sobre o que é esse caractere que você está utilizando, não consigo lhe passar uma solução para essa situação, além de que, não entendi muito bem o que você quis dizer sobre "pq ele nao aceita a fonte que escolhi".

Então, poderia compartilhar o trecho que você utiliza esse caractere e explicar um pouco melhor sobre essa escolha de fonte?

Fico no aguardo e à disposição

Boa tarde... obrigada pelo retorno, entao.. estou tentando add uma fonte como foi feito na aula e ele nao esta aceitando.. e um outra questao que publiquei aqui e que essa linha de codigo.

print(f'voce escolheu a opcao {opcao_escolhida}').

nao esta indo... no entanto que esta comentada e estou usando outra forma. e tambem esta dando erro no meu elif..... segue o codigo no git... https://github.com/Renata00000/Python Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

solução!

Opa, Renata!

Analisando a imagem que você compartilhou consegui identificar o que causou esse problema, está na forma que você endentou as suas condições.

A forma de definição de escopo no Python é através da endentação, então tudo que estiver endentado dentro do escopo de uma função ou condição, como o if, estará dentro do seu escopo.

No seu caso, você colocou todas as outras condições dentro de if, contudo isso causa um erro de sintax, já que essas condições não fazem parte do escopo do if, mas sim são condições paralelas a ele.

Segue abaixo a forma corrigida:

if opcao_escolhida == 1:
    print('cadastrar restaurante')
elif opcao_escolhida == 2:
    print('listar restaurante')
elif opcao_escolhida == 3:
    print("ativar restaurante")
else:
    print("Sair")

Ao fazer essa alteração o seu código deve funcionar sem mais problemas.

Abraços,

estava tendo um erro no codigo por identacao??

e referente a esse problema que esta dando com a fonte?? ja deixei esse problema no forum, mas ate o momento n tenho nenhum retorno Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Oi, Renata! Peço desculpa pela demora em responder.

Esse erro normalmente ocorre quando tem algum corpo estranho no seu código que não corresponde a codificação do seu computador, a qual é o UTF-8. E esse corpo está localizado na linha 3 do seu código, onde está o nome estilizado do programa.

Com isso, tem algumas soluções que você pode testar, sendo elas:

  1. Apagar o espaço que está presente na linha 2. Dependendo da forma que você colocou esse texto, pode ser que esse espaço esteja com um corpo de texto desconhecido para o UTF-8;

  2. Copiar da transcrição da aula. Acessa a aula Interpolação de String e busque na transcrição o trecho de código referente a esse texto;

  3. Tente aplicar uma configuração de codificação. No início do arquivo, adicione a configuração # coding: utf-8, com o "#" a frente como se fosse um comentário. Ela será responsável por transformar todos os corpos de texto para a codificação UTF-8.

Espero que dê tudo certo!