3
respostas

NameError: name 'colunas' is not defined

Ao executar o comando abaixo

df = pd.DataFrame(np_df, columns = colunas)

retorna o erro

NameError: name 'colunas' is not defined

3 respostas

Oi, Marcos! Tudo bem com você? Espero que sim!

Esse erro se deve pois o código não encontrou a variável colunas no código de execução, então para solucioná-lo você precisa primeiro verificar se existe uma variável nomeada como colunas em seu código. Caso não tenha, você pode assistir a aula Normalização Manual que nela mostra como criar essa variável e assim você poder utilizar no seu código.

Caso exista essa variável no seu código, e você estiver utilizando o Google Colab ou o Jupyter Notebook, pode ser que o erro tenha aparecido porque o Kernel ficou inativo e isso faz com que o código montado seja "esquecido". Então, para solucionar esse problema, basta apenas reexecutar o código, ou seja, reiniciar a aplicação e rodar tudo outra vez. Para o Colab e o Jupyter a forma de reiniciar e rodar o código são bem semelhantes vou mostrar aqui para os dois casos:

Google Colab

Na barra superior de opções, selecione a opção "Ambiente de execução" e depois clique em "Reiniciar e executar tudo":

Alt text: Barra superior de opções do ambiente do Google Colab com um retângulo de contorno vermelho sem preenchimento que enfatiza a opção "Ambiente de execução" e uma seta vermelha aponta para a opção "Reiniciar e executar tudo".

Jupyter Notebook

Na barra superior de opções, selecione a opção "Kernel" e depois clique em "Restart & Run All":

Alt text: Barra superior de funções do Jupyter Notebook, com um retângulo vermelho sem preenchimento destacando a opção Kernel, uma seta vermelha apontando para a opção Restart & Run All.

Eu espero ter te ajudado! Se o problema persistir ou surgir outra dúvida não hesite em informar aqui, estarei à disposição.

Bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Acredito que esse problema está ocorrendo porque na aula anterior o professor criou uma variável chamada 'atributos' com os nomes das colunas. Após isso, em algum momento ele deve ter trocado o nome da variável e não mostrou na aula, dessa forma se você inserir como valor do parâmetro columns a variável 'atributos' irá funcionar normalmente.

é atributos

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software