1
resposta

Nada é exibido no browser quando pesquiso pelo IP do servidor HTTP

Configurações Servidor HTTP

IPv4 - 8.0.0.2 Mask - 255.0.0.0 Default gateway - 8.0.0.1

gateway no Roteador 8.0.0.1

Pingando nesse ip apartir de outro dispositivo em outra rede, a verificação de conectividade funciona perfeitamente. No entanto, colocando o IP do servidor http no browser de outra máquina, não é exibido nada.

Código do index.html do servidor HTTP

<html>
<h1>GOOGLE</h1>
</html>

Alguém sabe o que pode estar acontecendo?

1 resposta

Olá, Emanoel!

Tudo bem?

Desculpa a demora, estou respondendo esse tópico para tentar ajudar você e outros alunos e alunas que estiverem com essa mesma dúvida, e também para organizar o nosso fórum. Valeu :)

Pelo que entendi, você configurou corretamente o servidor HTTP com o IP 8.0.255.255 e adicionou o código HTML no arquivo index.html. No entanto, quando você tenta acessar o servidor pelo browser de outra máquina, nada é exibido.

Uma possível causa para esse problema é a falta de configuração do servidor DNS. O DNS é responsável por traduzir os nomes de domínio (como "google.com") em endereços IP. Sem essa configuração, o browser não consegue encontrar o servidor HTTP pelo nome.

Para resolver esse problema, você precisa configurar o servidor DNS no roteador. No contexto que você compartilhou, não há informações sobre como fazer essa configuração específica. No entanto, vou te explicar um exemplo genérico de como configurar o servidor DNS no roteador.

Suponha que você queira usar o servidor DNS do Google, que possui o endereço IP 8.8.8.8. Você pode configurar o roteador para usar esse servidor DNS da seguinte maneira:

  1. Acesse a configuração do roteador através da linha de comando.
  2. Entre no modo de configuração global usando o comando configure terminal.
  3. Digite o comando ip name-server 8.8.8.8 para configurar o servidor DNS.
  4. Pressione Ctrl + Z para sair do modo de configuração.

Após fazer essa configuração, tente acessar o servidor HTTP pelo browser novamente. Agora, o roteador será capaz de traduzir o nome de domínio para o endereço IP correto e você deverá conseguir visualizar a página do Google.

Espero que essa sugestão ajude a resolver o problema. Se você tiver mais alguma dúvida, é só me dizer!

Espero ter ajudado e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software