1
resposta

Na dica para que o erro fique mais amigável, não corro o risco de ocultar erros?

Executando esse comando para me mostrar uma msg de erro mais "amigável" pelo comando não ser mostrado pelo workbench como um erro e dar como executado, não estou correndo risco de ter erros de lançamentos ocultados? pq com isso o usuário pode olhar a chave sinalizando como execução e achar que o novo dado foi add. Outro ponto

Criando essas msgs eu não estou pesando minha capacidade de processamento criando aparências mais amigáveis somente para conforto do usuário, sem uma utilidade logica?

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
1 resposta

Olá Mariana, tudo bem?

Desde já peço desculpas pela demora em obter retorno.

Sua preocupação é válida. De fato, ao tornar a mensagem de erro mais amigável, existe o risco de ocultar erros importantes que podem prejudicar o funcionamento do sistema. Porém, é possível equilibrar a apresentação de mensagens amigáveis com a exibição de informações relevantes para o usuário.

Uma sugestão é utilizar mensagens que informem ao usuário o que aconteceu de errado e que também forneçam dicas para solucionar o problema. Dessa forma, o usuário não apenas saberá que algo deu errado, mas também terá informações úteis para corrigir o erro.

Quanto à sua segunda pergunta, é importante lembrar que a usabilidade é um aspecto fundamental em qualquer sistema. Mensagens amigáveis e de fácil entendimento podem melhorar a experiência do usuário e tornar o sistema mais agradável de usar. Porém, é preciso ter cuidado para não sacrificar a eficiência e a segurança do sistema em prol da usabilidade.

Espero ter ajudado.

Caso surja alguma dúvida, fico à disposição.

Grande abraço e até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!