1
resposta

Na aula de texturização aos 3:22 o menu da direita está diferente para mim, não tem o simbolo de plus/mais

como vocês podem ver o meu menu está diferente da aula do professor, na aula ele tem um simbolo de Plus/mais para ele clicar e adicionar textura ao cubo, no meu não tem este plus e eu não consigo pintar o objeto como na aula dele, meu blender está na versão 4.4.0
Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta

Olá, Ayrton. Como vai?

Esse é um detalhe que costuma causar bastante confusão quando mudamos de versão no Blender! A partir da versão 4.0, a comunidade do Blender reformulou completamente o sistema de pincéis e gerenciamento de texturas para torná-lo compatível com o novo sistema de Asset Shelf (essa barra cheia de ícones de pincéis que você vê na parte inferior da sua tela).

O cubo está com essa cor roxa/rosa choque justamente porque ele não possui uma imagem de textura criada e vinculada a ele no modo de pintura. Como o menu mudou, o caminho para criar essa textura agora é um pouco diferente.

Para resolver isso na versão 4.4.0 e conseguir pintar o seu objeto, siga o passo a passo abaixo:

Como adicionar a textura na versão atual

Em vez de procurar pelo símbolo de mais (+) no painel lateral da direita, nós vamos criar a imagem diretamente pelo painel superior ou pela aba de materiais.

1. Criar a textura na aba de Slots:
  • Olhe para o topo da sua tela central (a Viewport 3D). Logo ao lado de onde está escrito Paint Hard e as configurações do pincel, você verá um menu suspenso chamado Texture Slots.
  • Clique em Texture Slots. Ali dentro, você encontrará a opção para adicionar um novo slot de textura (geralmente do tipo Base Color ou Cor Base).
  1. Criar a textura pela janela de UV Editor (Esquerda):
  • Outra forma muito simples é usar o lado esquerdo da sua tela (onde aparece a malha aberta do cubo).
  • No topo desse painel esquerdo, clique no botão + New (Novo).
  • Dê um nome para a sua textura (ex: Textura_Cubo), escolha a cor inicial de fundo e clique em OK.
  1. Vincular a textura ao material do Cubo:
  • Com a imagem criada, certifique-se de que o material do seu cubo está usando essa imagem como cor base.
  • No painel da extrema direita, clique no ícone da esfera vermelha (Material Properties).
  • Garanta que no campo Base Color (Cor Base), em vez de uma cor sólida, esteja selecionada a imagem que você acabou de criar.

Assim que a imagem estiver criada e atribuída ao objeto, a cor roxa desaparecerá, assumindo a cor que você escolheu para a textura, e você conseguirá usar todos os pincéis para pintar livremente na Viewport 3D ou diretamente na malha do lado esquerdo.

Espero que possa ter lhe ajudado!