3
respostas

Na aula 06 do curso sql-com-sql-server-2017, dá o seguinte erro depois que criei o banco de dados 02 (sucos_vendas_02)

Mensagem 1801, Nível 16, Estado 3, linha 1 O banco de dados 'sucos_vendas_01' já existe. Escolha um nome de banco de dados diferente.

Mensagem 1801, Nível 16, Estado 3, linha 1 O banco de dados 'sucos_vendas_02' já existe. Escolha um nome de banco de dados diferente.

Tenho um outro banco de dados do curso de BI, que é o DW Sucos, será que este influencia em algo? Como posso resolver?

3 respostas

Olá Reginaldo, tudo bem? Você já verificou se esses bancos de dados "sucos_vendas_01" e "sucos_vendas_02", já estão criados no "Pesquisador de Objetos", tente atualizar o pesquisador de objetos e ir na pasta "Bancos de Dados" e verifica se eles já estão criados. Pode ser que você já tenha executados os comandos de criação dos bancos de dados e não tenha atualizado o pesquisador de objetos Reginaldo, então atualiza o pesquisador e verifica! Sobre esse banco de dados do curso BI, como o nome é diferente então não tem nenhuma influência. Caso realmente os bancos de dados não estejam presentes no pesquisador de objetos coloca aqui pra gente poder ti ajudar da melhor forma!

Olá Jonilson, inicialmente muito obrigado pela resposta. Sim, ali no Pesquisador de Objetos aparece...Eu segui os passos ali da aula, aí quando executei o create database sucos_vendas_01...deu tudo certo. Ai, quando criei o segundo...deu o aviso de que o banco de dados sucos_vendas_01 e o 2 já existe.

Fiquei na dúvida, daí voltei no Pesquisador de Objetos e excluí ambas....criei com outro nome, tipo 001 e 002..mesmo assim o erro persistiu, aí excluí estes bancos também.

Reginaldo, acho que já sei qual foi o problema, note que quando você não seleciona apenas uma linha da query, o SQL Server Management Studio (SSMS) vai executar tudo que estiver na tela de consulta, então no momento que você executou o primeiro comando deu tudo certo e foi realmente criado o banco de dados sucos_vendas_01, porém acho que você deve ter adicionado o outro comando logo abaixo e executado novamente, estou certo? Assim nesse momento o SQL Server Management Studio tentou executar todos os comandos que estavam na tela, logo resultou no erro (referente ao primeiro comando porque o banco sucos_vendas_01 nesse momento já estava criado):

Mensagem 1801, Nível 16, Estado 3, linha 1 O banco de dados 'sucos_vendas_01' já existe. Escolha um nome de banco de dados diferente.

Você pode tentar apagar todos esses bancos de dados criados, lá pelo pesquisador de objetos, e depois executar o primeiro comando, para criar o banco de dados sucos_vendas_01, e depois executar o segundo comando para criar o banco de dados sucos_vendas_02, para isso é simples, você precisa apenas selecionar a linha do comando, nesse caso seleciona a linha do primeiro comando e executa, depois seleciona a linha do segundo comando e executa isso deve dar certo!

Caso não funcione, você pode ir na pasta DATA do SQL Server:

C:\Program Files\Microsoft SQL Server\MSSQL14.MSSQLSERVER\MSSQL\DATA

E apagar também os arquivos físicos com os nomes "sucos_vendas_01" e "sucos_vendas_02" e tentar novamente.