2
respostas

n >= 30

Eu estou um pouco confuso. No curso 2, foi ensinada uma fórmula para calcular o tamanho necessario da amostra de acordo com os requisitos necessários, não tendo valor fixo. Neste curso se estabelece que n >= 30 sem muitos questionamentos. Gostaria de entender de onde veio este numero 30, pois, pesquisando online, me parece que este número é arbitrário.

2 respostas

Oii Álvaro, tudo bem?

O número 30 é comumente usado em estatística devido ao Teorema do Limite Central, que afirma que, independentemente da forma da distribuição da população, a distribuição das médias amostrais se aproxima de uma distribuição normal à medida que o tamanho da amostra aumenta.

Agora, você pode perguntar: por que 30? Bem, não há uma resposta definitiva para isso. O número 30 é mais uma regra prática do que uma regra rígida. De acordo com essa regra, se o tamanho da amostra for maior ou igual a 30, a distribuição das médias amostrais será suficientemente próxima de uma distribuição normal para permitir inferências estatísticas.

Mas, é importante falar que o tamanho da amostra necessário para aproximar uma distribuição normal pode variar dependendo da forma da distribuição da população. Em alguns casos, um tamanho de amostra menor que 30 pode ser suficiente. Em outros casos, pode ser necessário um tamanho de amostra maior que 30.

No contexto da aula, o número 30 é usado como um ponto de partida para determinar qual distribuição amostral usar ao realizar um teste de hipóteses. Se o tamanho da amostra for maior ou igual a 30, a distribuição normal é usada. Se o tamanho da amostra for menor que 30, outras considerações, como se a população se distribui como uma normal e se o desvio padrão é conhecido, são levadas em conta.

Espero ter te ajudado.

Um abraço e bons estudos.

Oi Lorena, obrigado pela explicação.