2
respostas

MySQL só funciona com servidor web

Estou utilizando o MySQL em vez do MariaDB e foi tranquilo de configurar pois já havia alguns tópicos aqui no fórum com umas dicas e tudo mais. No entanto, assim como várias pessoas relataram nesse tópico aqui, se eu não adicionar a dependência spring-boot-starter-web, que sobe um servidor TomCat pra mim, a minha aplicação cai. Alguém saberia dizer por que isso acontece e se tem como consertar? Porque durante a aula, o instrutor não utiliza nenhum servidor web e mesmo assim a aplicação se mantem de pé.

O erro que ocorre é esse:

2021-04-18 14:58:54.613  INFO 181227 --- [extShutdownHook] j.LocalContainerEntityManagerFactoryBean : Closing JPA EntityManagerFactory for persistence unit 'default'
2021-04-18 14:58:54.617  INFO 181227 --- [extShutdownHook] com.zaxxer.hikari.HikariDataSource       : HikariPool-1 - Shutdown initiated...
2021-04-18 14:58:54.636  INFO 181227 --- [extShutdownHook] com.zaxxer.hikari.HikariDataSource       : HikariPool-1 - Shutdown completed.

Qualquer ajuda, fico agradecido :)

2 respostas

Oi Rômulo, tudo bem?

No trecho de log enviado não tem nenhum problema, tem algum ERROR mais para cima nessa stack?

Olá, Otávio!

Primeiramente, obrigado pela resposta! Eu fui testar agora novamente sem o TomCat para verificar se o log continha erros e, para minha supresa, tudo funcionou perfeitamente. No entanto, percebi que quando eu escolho a opção de sair do programa, ou seja, eu saio do laço de repetição e não fico mais aguardando a leitura de nenhuma opção, a conexão se fecha automaticamente e a aplicação é terminada com exatamente as três linhas de log coladas aqui em cima.

Acredito, portanto, que minha aplicação sempre funcionou corretamente. A única diferença é que agora ela se mantem de pé enquanto estou rodando meu laço de repetição dentro do método run(). Antes, a única coisa que fazia era testar a conexão com o banco, por isso a aplicação tinha start e logo em seguida era terminada.

De toda forma, obrigado pela ajuda e pela resposta! :)