1
resposta

Mysql e Xampp instalado no mesmo computador

No meu computador tenho o Xampp instalado que contem o Mariadb (Mysql) rodando na porta 3306, ser eu fizer a instalação do Mysql pode causar conflito de portas no servidor?. Como posso resolver esse problema?

Obrigado desde já

1 resposta

Olá, Cesar! Tudo bem? Espero que sim!

Peço desculpa pela demora para responder o seu tópico.

Sim, se você instalar o MySQL no mesmo computador que já possui o Xampp com o MariaDB (MySQL), pode haver conflito de portas, já que ambos utilizam a porta 3306 por padrão.

Para evitar esse conflito, você pode alterar a porta padrão do MySQL durante a instalação ou após a instalação, acessando o arquivo de configuração do MySQL (my.cnf ou my.ini, dependendo do sistema operacional).

Outra opção é alterar a porta padrão do MariaDB no Xampp, para não haver conflito com o MySQL. Para isso, basta acessar o arquivo de configuração do MariaDB (my.cnf ou my.ini, dependendo do sistema operacional) e alterar a porta padrão para outra que não esteja sendo utilizada.

Espero ter conseguido lhe ajudar. Caso tenha mais alguma pergunta que queira fazer, estarei à disposição.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software