No meu computador tenho o Xampp instalado que contem o Mariadb (Mysql) rodando na porta 3306, ser eu fizer a instalação do Mysql pode causar conflito de portas no servidor?. Como posso resolver esse problema?
Obrigado desde já
No meu computador tenho o Xampp instalado que contem o Mariadb (Mysql) rodando na porta 3306, ser eu fizer a instalação do Mysql pode causar conflito de portas no servidor?. Como posso resolver esse problema?
Obrigado desde já
Olá, Cesar! Tudo bem? Espero que sim!
Peço desculpa pela demora para responder o seu tópico.
Sim, se você instalar o MySQL no mesmo computador que já possui o Xampp com o MariaDB (MySQL), pode haver conflito de portas, já que ambos utilizam a porta 3306 por padrão.
Para evitar esse conflito, você pode alterar a porta padrão do MySQL durante a instalação ou após a instalação, acessando o arquivo de configuração do MySQL (my.cnf ou my.ini, dependendo do sistema operacional).
Outra opção é alterar a porta padrão do MariaDB no Xampp, para não haver conflito com o MySQL. Para isso, basta acessar o arquivo de configuração do MariaDB (my.cnf ou my.ini, dependendo do sistema operacional) e alterar a porta padrão para outra que não esteja sendo utilizada.
Espero ter conseguido lhe ajudar. Caso tenha mais alguma pergunta que queira fazer, estarei à disposição.
Abraços e bons estudos!