1
resposta

mysql e sql / workbench e docker

Gente tudo bom??

Podem por gentileza explicar me melhor sobre as diferencas entre mysql e sql? porque nao entendi o conceito de aprender uma linguagem usando outra!

uma curiosidade tambem, docker e workbench servem para o mesmo proposito? faço um curso em que o prof usa o primeiro e gostaria de um curso aqui da alura para me orientar, mas ainda nao achei. Se nao forem para a mesma funcao, podem por favor mostrar me algum curso daqui para eu fazer?

Muito obrigada!

1 resposta

Oi, Andressa, estou bem sim. Com você tudo bem?

SQL é a linguagem para o banco de dados relacionais. Já o MySQL é um sistema de gerenciamento de banco de dados do tipo relacional. Temos alguns artigos sobre os assuntos aqui na Alura, caso seja de seu interesse:

Já o Docker é uma ferramenta que irá permitir o projeto já feito em um ambiente (por exemplo, em um sistema operacional de x tipo) para outros ambientes (sistemas y, z). Ou seja, você não precisa instalar e preparar tudo como de início. Abaixo irei deixar um artigo que temos sobre o Docker e também um curso, pois assim você pode se aprofundar mais na tecnologia:

E o MySQL Workbench é uma plataforma para modificar, criar e gerenciar os bancos de dados.

Em outras palavras, o Docker presta ajuda quanto à ambientação virtual de softwares e o Workbench apenas é utilizado para modificar e gerenciar o banco de dados relacional MySQL.

Espero ter ajudado.

Se outra dúvida surgir, estou disponível.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.