Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

MySQL e seu equivalente ao org.hsqldb.jdbc.JDBCPool

Em uma questão anterior nesse forum, o Alberto Souza (Moderador Desenvolvedor e Instrutor) sugeriu utilizar a com.mysql.jdbc.jdbc2.optional.MysqlDataSource. Testei e a conexão ocorre. Todavia, pelo log do MySQL, ele não implementa o Pool, ou seja, não reaproveita as conexões. Fazendo algumas pesquisas, cheguei a snaq.db.DBPoolDataSource, que efetivamente implementa um Pool de conexões e o log do MySQL indica um comportamento bem eficaz, mesmo com grande quantidade de requisições num loop (setei para 1000) ele não abre nem 15 conexões, variando entre 5 e 12 nos meus testes.

A questão é: existe uma alternativa simples para implementar, efetivamente, um Pool com o MysSQL? (A solução que eu encontrei e testei envolve snaq.db.DBPoolDataSource com depedência da SLF4J, tornando setup complexo).

1 resposta
solução!

Caramba, fui olhar a classe aqui e realmente não vi o código de implementação do pool, ótima observação!

Você pode usar o projeto C3PO que é muito famoso, HirakiDB ou o projeto de pool da apache(CommonsDBCP). Em todos esses vc vai precisar adicionar uma dependência e configurar o objeto que representa o pool.