Olá, André!
Entendo que você quer acessar o MySQL que está instalado na sua máquina host a partir de um container Docker, certo?
Bom, a primeira coisa que você precisa saber é que o Docker, por padrão, isola os containers do resto do sistema. Isso significa que, a menos que você especifique o contrário, seu container não terá acesso ao MySQL instalado na sua máquina host.
No entanto, existe uma maneira de fazer isso. Você pode usar a rede host do Docker para permitir que seu container se comunique com o MySQL na sua máquina host. Aqui está como você pode fazer isso no seu arquivo docker-compose:
version: '3'
services:
myservice:
image: myimage
network_mode: "host"
Neste exemplo, myservice é o nome do seu serviço e myimage é a imagem Docker que você está usando. A linha network_mode: "host" diz ao Docker para usar a rede host, o que permitirá que seu container se comunique com o MySQL na sua máquina host.
Depois de fazer essa alteração, você deve ser capaz de acessar o MySQL na sua máquina host a partir do seu container Docker usando localhost como o hostname.
Lembre-se, essa é uma solução que pode funcionar, mas pode não ser a mais adequada para todos os cenários, pois expõe todo o sistema de rede do host para o container. Uma alternativa seria rodar o MySQL também em um container e fazer a comunicação entre eles.
Espero ter entendido e conseguido ajudar. Qualquer coisa manda aqui. Bons estudos!