Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

MVVM - Trajeto Binding

Boa noite,

Fiquei com uma dúvida, na qual pode ser simples de explicar: percebi que no decorrer do curso, assim que foram iniciados os procedimentos de realocação do código para o MVVM, foram necessários ajustes relacionais de onde o View estaria vinculado ao Binding. Em alguns casos, foram adicionados no xaml da View a Tag com a xlmns:vm + caminho das classes ViewModel. Em outros casos, não foram referenciados nesse arquivo xaml, e sim direto no cs com o BindingContext = ClasseViewModel.

Por fim, em outros cenários, foram referenciados tanto no arquivo xaml quanto no cs.

Quais as diferenças de fazer esses ajustes!? É necessário sempre em ambos ou em um ou outro resolve!?

Aguardo, abraços.

Obs.: parabéns pelo curso, estão sendo muito bem elaborados.

3 respostas

Apenas complementando a minha dúvida, faz-se necessário também a inclusão no xaml (além do xmlns:vm) a Tag ContentPage.BindingContext

Há uma atividade realizada em módulos anteriores que foram adotadas as práticas de amarrações pelo código xamls da View, mas foram alterados depois para a classe cs com o BindingContext.

Segue um complemento da dúvida: ou eu faço referência em um lugar ou no outro certo!? (no caso, ou no xaml ou no cs).

Além disso, o que ocorre se referenciar nos dois!? Há perdas de integridade!?

Abs.

solução!

Bom dia. Como pode perceber, você pode declarar o BindingContext tanto na view, quanto no Code Behind. O mais correto seria no Code Behind, sem a necessidade de informa-lo no seu arquivo.xaml. Se você informar nos dois, não vai gerar problemas. a não ser quer informe dois BindingContext diferentes. A utilização de informar o BIndingContext direto na View, é mais para demonstrar que por lá também é possível.

Show de bola, muito obrigado pelas informações.

Abraços.