Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

MVP x Validação

Boa tarde, gostaria de discutir um pouco mais sobre definições conceituais de MVP. Ao meu ver, validação de uma ideia é diferente de MVP, pensando o MVP realmente como um PRODUTO. Produto como intersecção entre objetivos de negócio e do usuário é mais do que uma simples validação, portanto enxergo o MVP como um primeiro lançamento, que pode ser rústico, feio e ainda querendo validar coisas, mas é um produto lançado. Por outro lado, Landing page validation, wizard of OZ, e Concierge são ferramentas que auxilia o time de produto a validar ideias, construir e iterar, mas ainda não são um MVP. Já o single feature MVP do google realmente seria um produto.

Gostaria de saber a opinião do instrutor sobre o assunto. Sei que MVP ainda valida coisas, mas é em uma etapa posterior à validação inicial de um modelo de negócios que usa as ferramentas citadas acima, pensando num framework de time de produto. Desde já agradeço! Acho que esse é o curso da Alura que mais estou interagindo no Fórum hahah.

Recomendação de leitura para galera do fórum: Meu mentor do estágio em Product Design me recomendou o livro Testing Business Ideas, com diversas ferramentas de pesquisa e validação para refinar ideias de modelos de negócio. Serve como uma caixinha de ferramentas com várias dinâmicas e metodologias de pesquisa e validação. Se não me engano o autor foi também um dos criadores do Business Model Canvas e do Value proposition Canvas, apresentados ao longo do curso (https://www.amazon.com.br/Testing-Bussiness-Ideas-experimenta%C3%A7%C3%A3o-escalabilidade/dp/8550814504/ref=asc_df_8550814504/?tag=googleshopp00-20&linkCode=df0&hvadid=379708192683&hvpos=&hvnetw=g&hvrand=626270840162809030&hvpone=&hvptwo=&hvqmt=&hvdev=c&hvdvcmdl=&hvlocint=&hvlocphy=1001754&hvtargid=pla-1089147589591&psc=1

Business goals interseccionado com User goals

1 resposta
solução!

Olá, Giovanni. Tudo certo?

Obrigada pelas dicas e por compartilhar sua visão. Para mim, um MVP é sim um produto. Mas talvez ele sirva para validar uma ideia de um potencial produto mais robusto =)

Há empresas que lançam seus MVP's, e outras apenas os criam para validar seu projeto e testar com usuários. Acredito que tudo depende da ocasião e dos objetivos da equipe.

Mais uma vez, obrigada por participar ativamente do fórum

Bons estudos =)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software