4
respostas

MVC PHP e Migração de site

Boa tarde,

Fiz a migração de um site em PHP para uma nova hospedagem. Migramos os arquivos e exportamos o banco que está conectando perfeitamente.

Porém o site tinha um pedaços de código que exibiam informações do banco, através de arquivos como class.control.php e class.php e estes pedaços pararam de funcionar.

Saberiam me dar uma sugestão de que forma tentariam buscar uma solução? Se for preciso envio o código das páginas.

Att.,

4 respostas

Oi Mariana, tudo bom?

Normalmente nesses processos de migração rola bastante problema com chamada de arquivos mesmo.

A melhor forma de atacar isso é lendo os erros que forem brotando ao executar o sistema mesmo. Tendo sempre em mente que o diretório dos arquivos podem ter mudado na migração. Lugares com file_get_contents, require,include são possiveis pontos.

Outro problema comum em migrações é o ambiente não ter alguma extensão do php instalada. Verifica o php.ini da maquina antiga e o da maquina nova. Se tiver alguma dependencia faltando é sempre bom instalar e tentar manter as configurações de ambiente do php parecidas.

Ambos os casos serão expostos pra você no terminal ao rodar a aplicação e no log. Não tem muito segredo é ir lendo e resolvendo.

Qualquer problema é só falar.

Abraço!

Entendi.

Quais os outros caminhos para verificar erros de um site php além do display_errors do arquivo?

Normalmente, em um servidor linux, fica no diretorio:;

/var/log/apache2/error.log

Mas, você pode olhar isso certinho no seu php.ini. Lá tem a configuração exata de log

Então,

No arquivo error.log eu encontrei os erros de sintaxe que eu havia exibido pelo display errors e já os corrigi mas a exibição das informações que vem do banco ainda não acontecem.

Você disse que o include, require e etc podem acabar dando problema. O meu index e as páginas com problemas, todas chamam um arquivo chamado funcoes.php.

Nesse arquivo encontro essas chamadas abaixo:

require_once("admin/inc/config.db.php");
require_once("admin/inc/db/mysql.class.php");
include_once("admin/inc/class/kitfesta/kitfesta.class.control.php");
include_once("admin/inc/class/kitfesta_produtos/kitfesta_produtos.class.control.php");
include_once("admin/inc/class/produtos/produtos.class.control.php");
include_once("admin/inc/class/tipos/tipos.class.control.php");
include_once("admin/inc/class/banner/banner.class.control.php");

O config.db está sendo chamado corretamente, porém as áreas em que estou com problemas são exatamente essas: kit festa, produtos e banner. Sendo assim, suspeito que essas chamadas estejam tendo algum problema.

Pode me dar alguma sugestão de como testar isso?