Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Mundando de ares. Entrando no mundo Java

Sou novo aqui no Alura, mais já a mais de 20 anos trabalho com programação (Microsoft), só que desktop e estou migrando para Web.

Queria até saber de vocês estou pensando em migrar para programação Java principalmente pela portabilidade de plataforma, mais estou preocupado com integrações de Dll de terceiros (pois trabalho com integração de muitos equipamentos) e em .Net é relativamente fácil fazer essas integrações. Outra coisa é que eu precisava fazer rodar também em Linux senão a opção de portabilidade seria uma furada e pelo que vi Java faz chamadas através de JNA ou JNI, tenho receio de ser muito complicado fazer essas integrações.

Bom estou aberto à qualquer tipo de opiniões e sugestões.

Abraços a todos.

2 respostas
solução!

Oi Elias, o Java usa o JNA para esse tipo de integração mesmo.. inclusive com dlls.. Não vai ser tão fácil quanto é no mundo .net, com certeza. Se o seu objetivo ainda é trabalhar com este tipo de projeto, minha opinião é que vc deve continuar usando .net.

Aprenda Java, claro, mas com outro foco.. Aplicações móveis, web, integrações entre sistemas.. Nada que não pode ser feito com um c# da vida, mas aí tem esses ganhos da portabilidade etc.

Fala Alberto,

obrigado pela resposta. Eu também penso da forma como você colocou. Mais estou com uma dúvida, imagino que essa complicação em consumir Dll no Java seja por causa da portabilidade, pelo que ví você gera um tipo de ponte para chamadas da Dll usando a linguagem C (onde entra o JNA, me corrija se estiver falando alguma coisa errada) e agora entra o .net Core também com a portabilidade. Será que no Core também não vai se complicar essas chamadas devido à portabilidade?