3
respostas

Multiplicação de Matrizes

No vídeo de revisão o instrutor deu o exemplo de multiplicação de uma matriz 2x4 por uma matriz 4x2 e disse que, para ser possível multiplicar as matrizes, o número de linhas da primeira matriz deveria ser igual ao número de colunas da segunda, quando na verdade é o contrário: O número de colunas da primeira matriz deve ser igual ao número de linhas da segunda. O exemplo deixou possível a confusão. Se tentarmos multiplicar uma matriz 2x4 por uma matriz 3x2, não vamos conseguir.

3 respostas

Olá Pedro tudo bem com você???

Você tem razão! Obrigado pela observação!

Vamos anexar uma errata ao vídeo de conclusão informando a propriedade que rege os produtos de uma matriz por outra.

"Existe uma condição para realizar o produto entre duas matrizes: o número de colunas da primeira deve ser igual ao número de linhas da segunda. Outra característica dessa multiplicação é que a ordem da matriz resultante será o número de linhas da primeira pelo número de linhas da segunda"

Bons estudos!

Apenas mais uma observação da errata: "...a ordem da matriz resultante será o número de linhas da primeira pelo número de linhas da segunda". Deve ficar: ...a ordem da matriz resultante será o número de linhas da primeira pelo número de COLUNAS da segunda.

Prontinho Pedro!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software