1
resposta

Multiplexação do http2 pedidos assíncronos

Olá, Esta multiplexação do http2 tem alguma coisa a ver com pedidos assincronos JS por exemplo usando o ajax ou o fetch? Ou estou a confundir conceitos? Obrigado

1 resposta

Olá @andre18july, tudo bem?

Peço desculpas pela demora em responder.

Foi ótima a sua associação! Esses conceitos estão relacionados mas cada um possui o seu papel.

O Ajax e o Fetch são bibliotecas do JavaScript que tem a função de fazer requisições assíncronas, ou seja, eles montam uma chamada HTPP para o servidor.

A versão 2 do HTTP por sua vez, traz o modelo multiplexing, que delimita que para fazermos uma requisição, não precisamos esperar a resposta da requisição anterior, ou seja, a mais recente pode atravessar a que veio antes. A partir disso, as requisições e respostas não são mais seriadas, agora ocorrem em paralelo.

Dessa forma, podemos entender que o Ajax e o Fetch, indiretamente, podem utilizar dessa implementação do HTTP2 em suas requisições.

Quando o servidor e o browser suportam chamadas HTTP2, o multiplexing será usado como padrão, não precisando estar declarado no código JS.

Caso queira estudar um pouco mais sobre esse tema, segue algumas indicações de leitura:

Espero ter ajudado, em caso de dúvidas fique a vontade para pergutar. Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software