Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Multiplataformas

Fiquei com dúvida no processo de "mutipla plataforma". No caso com o React Native CLI e Expo CLI, conseguimos criar projetos, tanto para uma plataforma, quanto para outra, porém, quando se trata de gerar a aplicação, para de fato rodar no telefone, dependemos de estar nos seus ambientes respectivos, no caso para android, o Android Studio (Tanto no Windows como no macOS) e para iOS tem que ser no Xcode no ambiente do macOS?

1 resposta
solução!

Olá Wagner, tudo bem?

Excelente pergunta! O conceito de multiplataforma do React Native se baseia no fato de que com o mesmo código você consegue rodar seu App no Android, iOS e até Web (se tiver usando o expo). E não necessáriamente você precisa de ter o Android Studio ou Xcode para executar a aplicação. Se tiver usando o Expo aconselho muito que rode sua aplicação no seu celular de verdade, usando o App da Expo que tem tanto na Play Store quanto na Apple Store.

O Android Studio e o Xcode, quando se está programando com React Native, é basicamente para emular um aparelho celular, o que é bem útil algumas horas pra testar em diferentes telas e dispositivos, mas não é necessário. Se você estiver programando com o React Native CLI, é possível executar a aplicação no seu dispositivo físico também por meio do USB, dá uma conferida nesse artigo que tem o passo a passo para fazer isso.

Agora, se você tem um aparelho iPhone, e que fazer um App para ele, você só vai conseguir de duas formas. A primeira é usando Expo, ai é só escanear o QR code, ou se for com React Native CLI é por meio do simulador do Xcode (aí seria necessário ter um macOS para isso). Quanto ao fato de gerar o executável final (apk ou ipa), é possível fazer isso tanto para o Android quanto para o iOS em qualquer platoforma (Windows, Linux e macOS). Na documentação oficial do Expo mostra como fazer isso.

Espero que eu tenha conseguido esclarecer sua dúvida, mas qualquer coisa é só fala ;) Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software