1
resposta

Muitos desenvolvedores tentam forçar ao máximo o uso de padrões nos códigos. O que você pensa sobre isso? Usar padrões 100% do tempo é o ideal? Quais são as vantagens e desvantagens?

Na minha opinião, forçar o uso do padrão de projeto, assim como usar 100% do tempo pode gerar código complexo desnecessário, implementação de padrões de forma incorreta, dificuldade nas manutenções e desestimular a equipe de desenvolvimento. Pode acabar gerando um projeto que ninguém quer mexer devido a complexidade.

É importante conhecer bem os padrões de projeto e motivos pelos quais esta inserindo em seu código. Os padrões de projeto foram criados para resolver problemas de manutenção e simplificar códigos complexos deixando-os mais organizados e legíveis.

Em uma equipe de desenvolvimento é importante conscientizar o motivo de usar os padrões de projeto para facilitar e agilizar as manutenções, deixar o código mais limpo e legível e para simplificar problemas complexos, desta forma se tem um projeto onde outros programadores podem mexer com mais tranquilidade e que se pode adicionar novos recurso sem quebrar o que já foi feito.

1 resposta

Evandro,

Em TODAS as empresas que eu trabalhei, NENHUMA usava "designer patterns", essa é mais uma das minhas frustrações nessa maldita área.

Eu adoraria trabalhar em pelo menos UMA empresa que use isso, mesmo que seja como estagiário NÃO remunerado, infelizmente os raros profissionais que sabem MUITO sobre isso e também tem MUITA experiência nisto ocupam as raríssimas vagas (no máximo 2 ou 3 empresas dentro Brasil) que tem essas tecnologias mesmo que porcamente aplicadas.

99,999% das empresas brasileiras somente usam as extremamente difundidas tecnologias: "POG" e "GO HORSE".

  • POG - Programação Orientada à Gambiarras. Tudo é feito no mais comum estilo "RAD" - "Rapid Application Development". Explicação: teu prazo está esgotando, mesmo que o prazo seja completamente irreal, ignóbil e fora da realidade humana e mesmo que o usuário dará atenção a teu código com sorte somente no mês que vem ou talvez nunca.

  • Go Horse - Do português - "Vai Cavala". Explicação: Senta na frente do teclado, deixa de ser vagabundo e solta o dedo ou eu mando você embora e contrato meu sobrinho de 9 anos.

[]'s,

Fabio .

P.S.: - POG! Eu sou teu pai!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software