Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Muito tempo com esse Date()

Olá Flavio, tudo bem? Será que não foi investido muito tempo falando sobre essa "classe" Date? Não sei se é coisa minha, mas essa parte do Date ficou meio cansativa. Talvez desse para encaixar mais alguma novidade bacana no escopo deste curso. heheh

Enfim, espero que considere isto apenas uma observação, ou melhor, uma expressão de sentimento de um cara que te acha um excelente professor (o melhor da Alura, ao lado do Guilherme Silveira).

Um abraço!

5 respostas
solução!

Rapaz, tem gente que diz saber de js e quando vai trabalhar com data usa string em seu lugar o que é uma má prática. Eu falo de date porque foi um pedido dos meus alunos. Além disso é um excelente exemplo para mostrar questão de imutabilidade e encapsulamento, pedido dos meus alunos . É gritante a quantidade de programadores que sequer conseguem fazer um design de classe bem feito.

Sendo assim, sua pergunta não serei capaz de responder, talvez meus alunos possam porque o treinamento foi feito para eles, inclusive para você.

Fico triste em saber que isso não teve tanta importância para você. Contudo ainda há muita coisa para você ver no curso.

Sucesso e bom estudo.

Opa Flávio! Realmente, talvez eu esteja sozinho neste barco.. rsrs!! De qualquer forma, era apenas um desabafo pessoal (se podemos chamar assim). Reitero que suas aulas são as melhores ao lado do Guilherme (mais uma vez, minha opinião). Acho sua didática excelente! Enfim, obrigado pela resposta rápida e um grande abraço!

Eu achei muito interessante o tema das datas, este é um assunto que tem muito a oferecer.

Pretendo ver o capítulo seguinte hoje. Trabalhar com datas nos abre a oportunidade para novos desafios!

Tomo a liberdade de sugerir alguns exemplos:

  • Se o campo do formulário não fosse um campo de data, se ele fosse um campo texto comum, haveria a necessidade de validar se foi digitada uma data valida.

  • Se a data for válida, o cliente poderia inventar uma regra de negócio para limitar a data informada. Nosso cliente poderia definir uma regra onde eu posso informar como data de negociação a data de hoje, a data de amanhã (caso eu queira adiantar uma negociação que eu acho que vai ocorrer), ou a data de ontem (já que o cliente pode estar ocupado na hora e deixar para lançar a negociação no dia seguinte).

  • Seguindo a mesma regra de negócio imaginária, se o cliente abrir o sistema no domingo, ele não poderia lançar a negociação da sexta. Então o cliente poderia mandar fazer uma exceção, ou seja, se eu estiver na segunda, deixar lançar uma negociação da sexta passada, ou do sábado.

  • Nosso cliente também poderia mandar criar uma lista de datas onde ele não queira que sejam lançadas negociações (por exemplo, um feriado nacional ou municipal)

Vejam que estas situações podem ocorrer em nosso dia a dia.

Oi Daniel, sugestões anotadas! Aliás, você vê algo sobre isso no último capítulo do segundo módulo, nos exercícios opcionais. Sobre a validação da data.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software