Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Muito conceito e pouca prática?

Olá pessoal, eu tenho um questionamento que está me fazendo pensar seriamente em continuar com a formação Java. Comecei a estudar programação através da Alura, antes disso, nunca tive contato nenhum com algo relativo a essa área. Inicialmente fiz vários cursos de lógica de programação e tomei paixão pela programação.

Estudando nestes cursos de lógica de programação (JAVASCRIPT, PHP e RUBY) eu entendi que todos partem do principio da prática ligada a elaboração de um "pequeno projeto", (Páginas web ou até mesmo jogos simples) fazendo a aplicação da lógica de programação para exemplificar a função do que está sendo ensinado.

Estudando JAVA, e por sinal, já estou no quinto curso, venho percebendo que os cursos são mais focados na explicação de conceitos (métodos, classes e pacotes) sem um aplicação real destes conceitos em projetos mais elaborados. Apesar do curso ser baseado na elaboração de um projeto chamado "byte-bank" criando classes relativas a funções de um banco, eu sinto falta de um pouco mais de prática nos cursos. Não quero dizer que o curso é ruim, estou apenas tentando entender se o que estou sentindo sobre os cursos está correto. Por exemplo, acho que até o momento eu não conseguiria elaborar um projeto que foi feito em Ruby na linguagem JAVA, e enquanto eu estava JavaScript e PHP eu praticava elaborando os projetos estudados na outra linguagem (Projetos de JavaScript em PHP e projetos de PHP em JavaScript).

Alguém poderia sanar minha dúvida ou apenas imprimir uma opinião?

3 respostas

Olá Bernardo,

Apenas compartilhando minha experiência com os cursos do Alura (neste momento estou terminando o 13), e alguns deles são de iOS e Android, posso dizer que eles são bastante práticos, sem exceção.

O que pode estar acontecendo é que a linguagem Java é normalmente mais complexa e tem muitos recursos, e isto naturalmente dará a impressão de que você não se sente seguro para construir uma aplicação. Creio que é apenas a curva de aprendizado, que é maior.

Att.

solução!

Bernardo, boa tarde!

Conforme você for se aprofundando verá que alguns conceitos demandam um curso inteiro, no começo os cursos que você fez são os cursos de base em que os conceitos podiam ser concatenados em um curso, acontece que Java é uma linguagem muito difundida com muitas possibilidades e tecnologias envolvidas, é necessário entender como as bibliotecas funcionam, por isso é tão importante a base teórica, mesmo assim, acredito que você será capaz de fazer os mesmos projetos dos outros cursos em Java, tudo é uma questão de prática. Além de que os conceitos você já tem, só é necessário praticar. E não se esqueça que no projeto de conclusão da formação tudo será aplicado e você colocará em prática seus conhecimentos

Espero ter ajudado e bons estudos!

Muito obrigado, tanto ao Eduardo quanto a você Felipe. Desta forma me sinto um pouco mais aliviado para continuar nesta jornada. Infelizmente a insegurança bateu devido a complexidade da linguagem, mas garanto que estou me esforçando para entender os conceitos e estou cada vez mais ansioso para colocar os conceitos em prática.