Olá pessoal, eu tenho um questionamento que está me fazendo pensar seriamente em continuar com a formação Java. Comecei a estudar programação através da Alura, antes disso, nunca tive contato nenhum com algo relativo a essa área. Inicialmente fiz vários cursos de lógica de programação e tomei paixão pela programação.
Estudando nestes cursos de lógica de programação (JAVASCRIPT, PHP e RUBY) eu entendi que todos partem do principio da prática ligada a elaboração de um "pequeno projeto", (Páginas web ou até mesmo jogos simples) fazendo a aplicação da lógica de programação para exemplificar a função do que está sendo ensinado.
Estudando JAVA, e por sinal, já estou no quinto curso, venho percebendo que os cursos são mais focados na explicação de conceitos (métodos, classes e pacotes) sem um aplicação real destes conceitos em projetos mais elaborados. Apesar do curso ser baseado na elaboração de um projeto chamado "byte-bank" criando classes relativas a funções de um banco, eu sinto falta de um pouco mais de prática nos cursos. Não quero dizer que o curso é ruim, estou apenas tentando entender se o que estou sentindo sobre os cursos está correto. Por exemplo, acho que até o momento eu não conseguiria elaborar um projeto que foi feito em Ruby na linguagem JAVA, e enquanto eu estava JavaScript e PHP eu praticava elaborando os projetos estudados na outra linguagem (Projetos de JavaScript em PHP e projetos de PHP em JavaScript).
Alguém poderia sanar minha dúvida ou apenas imprimir uma opinião?