3
respostas

Muito complexo

Tá muito complexo pra mim, desde problemas com o gulp a problemas criar um servidor, nunca usei localhost, não sei nem como usar nginx, fiz alguns cursos, e até o curso de pré-requesito deste também e ainda assim não tá me parecendo muito amigável por não saber exatamente nada do que o instrutor tá tentando passar =(

3 respostas

Fala ai Ailton, tudo bem? Peço desculpas pelos problemas que vem passando e realmente pode ser necessário realizar alguns cursos antes de começar esse de Gulp.

Como eu já fiz ele à muito tempo não lembro o motivo de exigir NGINX, que eu me lembro focava no Gulp, HTML, CSS e JS.

Mas, caso tenha NGINX para o meio, precisamos repensar e avaliar os cursos que deveriam ser pré requisitos dele.

Você consegue me passar mais detalhes do mesmo e suas dificuldades? Assim eu consigo entender mais o cenário.

Espero ter ajudado.

Matheus, então, o problema é que eu não sei como rodar um servidor, é uma coisa mais de backend, nunca fiz isso, então não sei como instalar o NGINX ou como rodar o localhost, tive problemas também na hora de rodar o Gulp, deu um erro na hora de usar o uglify junto com ele por causa da versão de um dos três (Node, uglifyjs ou Gulp), vou ter que parar pra ver depois com muito mais calma.

Sigo instalando em ordem, Node, depois uglifyjs e gulp, ambos globalmente, crio o npm install na pasta do projeto, depois rodo o comando "gulp uglifyjs" e o prompt me retorna

c:\Users\Xavier\Documents\Development\performance>gulp uglify-js ReferenceError: primordials is not defined at fs.js:40:5 at req_ (c:\Users\Xavier\Documents\Development\performance\node_modules\natives\index.js:143:24) at Object.req [as require] (c:\Users\Xavier\Documents\Development\performance\node_modules\natives\index.js:55:10) at Object. (c:\Users\Xavier\Documents\Development\performance\node_modules\graceful-fs\fs.js:1:37) at Module.compile (internal/modules/cjs/loader.js:1201:30) at Object.Module.extensions..js (internal/modules/cjs/loader.js:1221:10) at Module.load (internal/modules/cjs/loader.js:1050:32) at Function.Module._load (internal/modules/cjs/loader.js:938:14) at Module.require (internal/modules/cjs/loader.js:1090:19) at require (internal/modules/cjs/helpers.js:75:18)

esse problema da pra driblar porque tem como minificar em qualquer site com esse serviço.

depois disso tem o GNIX que aí é que a coisa complica, nunca usei nada desse tipo, não sei como instala ou faz pra rodar, sou totalmente leigo...

Fala Ailton, vamos lá:

tive problemas também na hora de rodar o Gulp, deu um erro na hora de usar o uglify junto com ele por causa da versão de um dos três (Node, uglifyjs ou Gulp), vou ter que parar pra ver depois com muito mais calma.

Nesse caso é recomendável você utilizar as mesmas versões do cursos, ou seja, mesma versão do Node, Gulp e bibliotecas.

Depois se tu quiser fazer upgrade daria para fazer com um certo trabalho.

ReferenceError: primordials is not defined at fs.js:40:5 at req_

Esse erro de primordials é por conta da versão do Node, provavemente você deve estar usando uma versão bem mais nova do que à usada no curso.

Tente fazer o downgrade.

Uma ferramenta bem legal para gerenciar várias versões do Node em uma mesma máquina é a NVM (caso não conheça):

https://github.com/nvm-sh/nvm

depois disso tem o GNIX que aí é que a coisa complica, nunca usei nada desse tipo, não sei como instala ou faz pra rodar, sou totalmente leigo...

Entendi, realmente seria válido ter um curso de NGINX como pré requisito então, para evitarmos esse tipo de situação e problemas.

Por hora para tentar lhe ajudar, dá uma olhada nesse curso (se possível):

Ele vai abordar e falar um pouco sobre o NGINX.

Espero ter ajudado.