Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Muitas dúvidas

Olá,

Tenho uma dúvida sobre o código utilizado neste curso.

Como estou no início, há muitas coisas que ainda tenho que aprender e pelo que vi até agora, o código fornecido neste curso tem muitas coisas novas para mim, estou bastante perdido, na verdade estou só copiando sem entender muita coisa.

Até o curso de Persistência de Dados, todos os códigos fomos fazendo juntos e à medida que íamos codando, iam também sendo explicados, até então eu não tinha muitas dúvidas e havendo dúvida, eu retornava os vídeos para saná-las.

Os pré-requisitos para o curso são:

  • Dart: Exceções e Null Safety;
  • Flutter: Persistência Dados.

Os quais já fiz.

Eu até iria citar alguns exemplos, mas como vocês conhecem o curso, sabem o que há de novo aqui, porém caso queiram saber especificamente minhas dificuldades, posso elencá-las, mas então minha dúvida é a seguinte:

O que há de novo será explicado ao longo deste curso?

Pergunto isso porque, em caso positivo eu vou assistindo para ir compreendendo, mas em caso negativo, preciso saber o que devo estudar para conseguir uma base mais sólida para poder entender e continuar o curso de forma mais produtiva.

3 respostas

Olá Alvaro, tudo bem?

O curso foi estruturado de forma a te apresentar um projeto já em andamento, para que você possa aprender a trabalhar em um contexto mais próximo do que encontrará no mercado de trabalho, onde muitas vezes terá que dar continuidade a um projeto já iniciado.

Acredito que você está no caminho certo, pois já fez os pré-requisitos, que são fundamentais para a compreensão do conteúdo deste curso. No entanto, o curso apresenta alguns conceitos novos que podem não ter sido abordados nos cursos anteriores, como o uso de Web API para guardar os dados, o padrão UUID para a geração de IDs únicos, entre outros.

Respondendo à sua pergunta, sim, os conceitos novos serão explicados ao longo do curso. No entanto, se em algum momento você sentir que precisa de uma base mais sólida em algum assunto específico, não hesite em buscar mais informações, seja através de outros cursos, livros, documentações, etc.

Por exemplo, se você se sentir inseguro sobre o uso de Web APIs, pode ser interessante fazer um curso específico sobre esse assunto. Ou se tiver dificuldades com o padrão UUID, pode ser útil ler a documentação oficial ou buscar tutoriais na internet.

E pode utilizar o fórum quando estiver com alguma dúvida específica.

Espero ter ajudado. Qualquer dúvida manda aqui. Bons estudos.

Olá, Renan,

Agora ficou mais claro sobre o conceito de estudos da Alura, é que, como eu me baseio no tempo estimado de curso, que no caso é proposto em 106 horas (claro que isso é muito subjetivo, mas é uma base), com cursos específicos acabam levando mais tempo, até porque imaginei que o curso estaria focado em mais para iniciantes.

Sobre estes estudos adicionais, você poderia me orientar como consegui-los para que eu possa estruturar melhor minha base de conhecimentos?

solução!

Olá, novamente.

  • Principalmente falando de bibliotecas como o "uuid" e sobre o nosso assunto de "Web APIs" o que ajuda muito é a leitura da documentação oficial, toda ferramenta na tecnologia tem a sua documentação oficial escrita pelo dono da ferramenta, e quem melhor que ele para nos orientar, certo?

  • Foco nos cursos e artigos, quando for pesquisar algum assunto aqui na Alura, pesquisa por artigos e ou Alura+ seguido do nome da ferramenta ou linguagem, são conteúdos adicionais que vão diretos ao ponto, e ajudam muito, seja no "Preparando ambiente" ou até mesmo, na criação de métodos e funções de códigos.

  • E o principal que é a prática, quanto mais praticar melhor!

Valeu Alvaro.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software