1
resposta

MUDAR O IP PRIVADO

Se eu estiver usando um ip privado e mudar as minhas configurações no roteador para que eu possa usar o mesmo numero do meu ip público destinado pela operadora teria alguma vantagem por não precisar passar pela tradução no NAT???Funcionaria???

Desde Já Agradeço!!!

1 resposta

Olá Jeff,

Alguns roteadores não permitem desabilitar essa função justamente por questão de segurança, o que acontece é que o NAT traduz nossos endereços IP privados para o público. Dessa forma, quem estiver externo a rede só consegue saber a existência desse endereço IP público e não dos endereços IP privados que estão na nossa rede interna e que foram traduzidos.

Caso você pegue o cabo que está interconectado na placa de rede WAN do roteador (que é o cabo da operadora de serviço) e inserir no seu computador, ele deverá conseguir obter um endereço IP público e funcionaria. Porém, uma vez que você faz essa conexão, seu computador estaria "visível" na internet pois agora você está com um endereço IP público.

Além disso, a tradução NAT que os roteadores domésticos fazem seria uma tradução realizada pela porta de comunicação dos computadores, conhecida como Port Address Translation, que permite que vários usuários sejam traduzidos simultaneamente pelo mesmo endereço IP público. Ao conectar esse cabo no seu computador, os demais computadores estariam sem acesso a internet.

Dessa forma, não há vantagem em realizar essa mudança a menos que seja realmente intencional que determinado serviço fique exposto para qualquer usuário externo.

Abs

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software