Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Mudanças constantes no Scrum

Pelo fato da flexibilidade de poder mudar a todo tempo o escopo do cliente a cada sprint, como foi dito na apresentação, isso também não pode gerar um problema de não conseguir sair do lugar? Pois mudança de estrutura, regras e fluxo podem gerar grandes impactos, mesmo sendo no início.

1 resposta
solução!

Olá Gustavo,

então a ideia é que o máximo possível o sprint backlog não seja tão alterado assim durante as sprint, depois que o time fechou o que ia fazer no planning. Caso o cliente queria adicionar coisas, são acrescentadas histórias no product backlog, cabendo bastante do PO entender a necessidade do cliente e priorizar estas novas histórias do PB.

E como no Scrum tem a reunião de review, é bem difícil o produto não sair do lugar. Pois de tempos em tempos o cliente (e preferencialmente o usuário) estão vendo o que está rolando com o projeto. Esse contato mais próximo com algo virando realidade ajuda muito aqueles clientes perdidos, que meio que sabem o problema mas ainda não veem o que eles querem ou o como.

Isso de também gerenciar essas mudanças do escopo é onde entra muito o trabalho do PO. Se o cliente dele fica toda hora fazendo uma mudança total do escopo, por exemplo, o cliente provavelmente está completamente perdido. O PO precisa ajudá-lo a encontrar o caminho, fazendo estratégias como definir qual a visão de produto.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software